Nova vacina complementará coquetel contra Aids

Agência EFE

Atualizada em 27/03/2022 às 14h54

REUTERS - Universitário Hadasa de Jerusalém e do Instituto Weizman de Ciências desenvolveu uma vacina capaz de fortalecer o sistema imunológico do organismo e de complementar o coquetel de medicamentos usado atualmente no tratamento da Aids.

A vacina, que seus criadores consideram um avanço muito significativo no tratamento da doença, foi apresentada na prestigiada publicação médica Journal of Clinical Virology.

De sete pacientes que participaram do estudo dos pesquisadores, cinco responderam positivamente à vacina, informa hoje, segunda-feira, o jornal The Jerusalem Post.

As drogas usadas para combater a Aids eliminam o vírus causador da doença, o HIV, mas o sistema imunológico, o das defesas do organismo, continua matando células saudáveis.

O objetivo da nova vacina é exatamente deter este processo autodestrutivo, explicou a diretora da equipe, a especialista Rivka Abulafia-Lapid, que conduziu a pesquisa em conjunto com o Centro de Biologia Humana do Hospital Hadasa.

O vírus que causa a Aids destrói um tipo de célula do sangue, os glóbulos brancos (ou CD4), que integra o sistema imunológico do ser humano. Isto debilita as defesas orgânicas na hora do combate de infecções ou doenças.

O estudo no Hadasa foi realizado entre 1998 e 2002, período ao qual se seguiram dois anos de experimentação com a vacina.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.