Tadeu Palácio inaugura o Centro de Saúde Vila Embratel

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 14h54

SÃO LUÍS - A comunidade do Itaqui-Bacanga comemorou na manhã desta segunda-feira, 27, a inauguração pelo prefeito Tadeu Palácio do Centro de Saúde Vila Embratel. A unidade foi construída pela Prefeitura de São Luís, em parceria com a Ong Plan e a Universidade Federal do Maranhão.

"Temos um compromisso sério voltado para a política de saúde e no atendimento da população de São Luís. Já se passaram mais de dois meses das eleições e inauguramos quatro postos de saúde em nossa cidade, sendo três novos e um reformado", declarou o prefeito.

O secretário municipal de Saúde, Edmundo Gomes, destacou a participação da comunidade na aquisição do centro que prestará assistência básica em saúde, abrigando quatro equipes do Programa Saúde da Família (PSF). "A área de cobertura destas equipes abrangem os bairros da Vila Embratel, São João da Boa Vista e Sítio Piancó, totalizando atendimento para 17.500 pessoas", frisou Edmundo, que destacou ainda o aumento das equipes do PSF para 82, distribuídas em 37 unidades de saúde.

Presente na solenidade, o reitor da Ufma Fernando Ramos disse que a construção do centro representa uma conquista da comunidade. "Aqui se consolida a parceria, um compromisso. Se concretiza uma ação social",

frisou.

A moradora da Vila Embratel e funcionária pública, Francisca Duarte, diz que a construção do Centro de Saúde era uma reivindicação antiga da comunidade, que agora foi concretizada graças à parceria entre os três órgãos. "Sempre que se faz parcerias as coisas funcionam. A prefeitura e a Plan, por exemplo, estão fazendo um trabalho bonito no qual já entregaram escolas e postos de saúde em São Luís".

A comunidade do Itaqui-Bacanga terá acesso ainda ao atendimento básico de saúde da criança, a exemplo da imunização, curativo e saúde bucal; na saúde da mulher serão disponibilizadas consultas às gestantes e ginecologia; programas de prevenção as DST's e Aids; controle da hanseníase e tuberculose; atendimento ao hipertenso e diabético e atendimento clínico em geral.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.