Cuidados

Especialista ensina três dicas para eliminar a celulite

A celulite ocorre devido a alterações da circulação linfática, que dificulta a saída de toxinas pelo organismo.

Imirante Imperatriz, com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h24
Oito em cada dez mulheres sofrem com o problema.
Oito em cada dez mulheres sofrem com o problema. (Reprodução /Internet )

O tempo passa, novas gerações chegam, mas a celulite continua sendo o maior pesadelo feminino. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, oito em cada dez mulheres sofrem com o problema, que vai desde predisposição genética até fatores hormonais ou externos, como sedentarismo, tabagismo e alimentação.

De acordo com a fisioterapeuta dermato-funcional, Ingrid Peres, a celulite ocorre devido a alterações da circulação linfática, que dificulta a saída de toxinas pelo organismo, causando o acúmulo de líquidos.

“Com o aumento do tamanho das células de gordura, há a compressão das células nervosas dos vasos linfáticos e dos vasos sanguíneos, havendo um acúmulo exagerado de líquido no local. Para tentar deter esse edema, o organismo manda fibras colágenas ao local que, ao tentar encapsular o edema, forma nódulos, dando a pele o aspecto de casca de laranja”, explica.

Apesar de não ter cura, a celulite pode ser amenizada e controlada. Abaixo, Ingrid separou três práticas que ajudam a diminuir os indesejados furinhos.

1.Tenha uma alimentação saudável: Ter uma alimentação saudável é a melhor maneira de prevenir o acúmulo de gordura, que predispõe o organismo às inflamações e à retenção de líquido. Portanto, evite alimentos ricos em gordura, açúcar e sódio. Aposte em um cardápio com legumes, verduras, sementes e frutas. Não esqueça de ingerir, no mínimo, dois litros de água diariamente e diminua o consumo de bebidas alcoólicas.

2.Pratique atividades físicas: A prática de atividades físicas regularmente ajuda a queimar as reservas de gordura e ainda melhora o sistema circulatório, ambos diretamente ligados ao surgimento dos furinhos. Alterne exercícios aeróbicos e localizados para eliminar gordura e combater a flacidez.

3.Invista em tratamentos estéticos: E quando as celulites se tornam um verdadeiro incômodo, tratamentos estéticos podem ajudar a amenizá-las em um menor espaço de tempo. Para casos menos graves, sessões drenagem linfática, que melhora a circulação sanguínea e ajuda a eliminar as toxinas do corpo, podem ser suficientes.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.