Festa da Virada

Veja dicas de como comemorar a virada sem comprometer a saúde

Especialista alerta para as consequências do consumo exagerado de bebidas.
Imirante Imperatriz com informações da asssoria22/12/2014 às 07h02
Dormir pouco e ingerir bebida alcoólica abusivamente, causa o desgaste do corpo e da mente. (Reprodução)

Com as festas de fim de ano, muitas pessoas aproveitam para festejar, seja com os amigos ou para comemorar a chegada do ano novo com em uma praia, com direito a muita agitação. No entanto, a especialista em sono, Renata Federighi, alerta que o exagero em bebidas alcoólicas e a privação do sono pode comprometer a saúde.

De acordo com Renata Federighi, dormir pouco e ingerir bebida alcoólica abusivamente, causa o desgaste do corpo e da mente.

“Sabemos que as pessoas querem aproveitar ao máximo esse momento de confraternização, mas é importante que entendam que os exageros são perigosos e que o corpo precisa recuperar as energias, para que, no dia seguinte, se mantenham dispostas e, sobretudo, com a saúde em dia”, alerta.

Renata recomenda manter a moderação intercalando a bebida com água, pois essa medida ajuda a diluir a concentração de álcool no sangue.

“Além disso, é importante evitar o consumo do álcool uma hora e meia a duas horas antes de ir dormir. Ao contrário do que muitos pensam, a bebida alcoólica não relaxa. Após alguns goles, ela pode afrouxar as estruturas da região da faringe, comprometendo a respiração. E o resultado é o ressonar, que prejudica as fases do sono”, explica.

No entanto, se o indivíduo exagerou na dose e no dia seguinte amanheceu de ressaca, precisará repor as vitaminas e os minerais que o organismo precisa bebendo bastante líquido e aumentando o consumo de frutas e vegetais, que contém grande quantidade de água em sua composição. “Melancia, mamão, kiwi, abacaxi, folhas verdes, leite, suco de frutas e água de coco são excelentes opções para inserir no cardápio”, orienta Renata.

Quanto ao sono, é indispensável que alguns hábitos sejam preservados, dentre eles, a posição lateral de descanso, ambiente escuro e silencioso e a utilização de travesseiro adequado ao biótipo da pessoa.

“O travesseiro deve preencher completamente o espaço existente entre a cabeça e o colchão, formando um ângulo de 90 graus no pescoço, mantendo coluna cervical e lombar sempre alinhadas. Durma, de preferência, de lado, com as pernas semiflexionadas e mantenha um travesseiro entre elas, a fim de evitar a rotação da coluna e os atritos entre os joelhos e os tornozelos”, indica a especialista.

Leia outras notícias em PortalNamira.com. Siga, também, o Imirante no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva no nosso canal no Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do WhatsApp pelo telefone (98) 99209-2383.

© 2018 - Todos os direitos reservados.