Música popular brasileira

"Poema" é a canção mais tocada na voz de Ney Matogrosso

Levantamento do Ecad em homenagem ao aniversário do artista mostra suas músicas mais tocadas

Na Mira, com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h07
Ney chegou a ser apontado, em 2012, pela revista especializada Rolling Stone, como a terceira maior voz brasileira de todos os tempos.
Ney chegou a ser apontado, em 2012, pela revista especializada Rolling Stone, como a terceira maior voz brasileira de todos os tempos. (Foto: reprodução)

BRASIL - Ney Matogrosso é um dos grandes nomes da Música Popular Brasileira e um cantor de voz e interpretação singulares. Neste sábado (1º), ele completa 79 anos de idade. Em homenagem ao artista, o Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad) preparou um estudo sobre as músicas gravadas e interpretadas por ele que mais tocaram nos últimos cinco anos, nos principais segmentos de execução pública de música.

“Poema”, canção de autoria de Cazuza e Frejat, ficou na liderança, seguida por “Tanto amar” (de Chico Buarque), “Balada do louco” (de Rita Lee e Arnaldo Baptista), “Rosa de Hiroshima” (poema de Vinicius de Moraes musicado por Gerson Conrad para a banda Secos e Molhados), e “Promessas demais” (de Zeca Barreto, Moraes Moreira e Paulo Leminski), citando apenas as cinco primeiras colocadas do ranking

Ney de Souza Pereira, natural de Bela Vista (MS), adotou o nome artístico de Ney Matogrosso na década de 70, época em que fez parte do grupo Secos & Molhados, juntamente com João Ricardo e Gerson Conrad. Com mais de quatro décadas de carreira artística, o cantor costuma levar aos palcos em seus shows a delicadeza de suas interpretações, além de criatividade e exuberância em suas apresentações e figurinos.

Ney chegou a ser apontado, em 2012, pela revista especializada Rolling Stone, como a terceira maior voz brasileira de todos os tempos. O ex-líder do Secos & Molhados tem 934 gravações no banco de dados do Ecad. Nos últimos cinco anos, de 2015 a 2019, quase 95% de seus rendimentos em direitos autorais foram provenientes dos segmentos de TVs e Rádios.

Ranking das músicas interpretadas por Ney Matogrosso que mais tocaram nos últimos cinco anos, nos principais segmentos de execução pública (Rádios, Sonorização Ambiental, Casas de Festa e Diversão, Carnaval e Festa Junina)

Poema - Cazuza/Frejat
Tanto amar - Chico Buarque
Balada do louco - Rita Lee/Arnaldo Baptista
Rosa de Hiroshima - Gerson Conrad/Vinicius de Moraes
Promessas demais - Zeca Barreto/Moraes Moreira/Paulo Leminski
Um pouco de calor - Dan Nakagawa
Amor objeto Roberto - De Carvalho/Rita Lee
Amor perfeito - Michael Sullivan/Lincoln Olivetti/Miguel/Paulo Massadas/Robson Jorge
Flores astrais - João Ricardo/João Apolinário
Homem com h - Antonio Barros
Bachianas brasileiras n. 2 - Villa Lobos
O vira - Luhli/João Ricardo
Jeito de amar Pisca/Mauro Kwitko
Vida vida - Guilherme Maia/Zeca Barreto/Moraes Moreira
Viajante - Thereza Tinoco
Pro dia nascer feliz - Cazuza/Frejat
Amor - João Ricardo/João Apolinário
Mal necessário - Mauro Kwitko
Não existe pecado ao sul do Equador - Chico Buarque/Ruy Guerra
Assim assado - João Ricardo

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.