Gesto Emblemático

Cumprimento de Obama a Raul Castro é destaque em cerimônia

Aperto de mãos entre presidentes aconteceu em funeral de Nelson Mandela.

Diego Torres / Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 12h00

JOHANESBURGO - O gesto de aperto de mãos entre os presidentes dos Estados Unidos, Barack Obama, e de Cuba, Raúl Castro, durante o funeral de Nelson Mandela se tornou um dos assuntos mais comentados nesta terça-feira (10). O cumprimento foi captado pelas emissoras de TV que cobriam o exato momento em que o presidente norte-americano chega ao púlpito montado no estádio Soccer City, sob o olhar da presidente Dilma Rousseff.

A emissora de TV CNN deslocou sua câmera para Barack Obama, que chegava ao local e rapidamente subiu os degraus. Raúl Castro foi a primeira pessoa a quem o americano estendeu a mão. Eles trocaram algumas palavras e, logo em seguida, falou com a presidente do Brasil, Dilma Rousseff. O jornalista que acompanhava a cerimônia foi bruscamente interrompido pela repórter que demonstrou espanto.

Rapidamente o assunto se tornou um dos mais comentados em toda a rede mundial de computadores e chegou a ser considerado por alguns como o primeiro milagre de "São" Nelson Mandela, em razão de Cuba e Estados Unidos serem inimigos políticos históricos.

Assista ao vídeo, a seguir, e o momento do cumprimento.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.