Na Mira do Rock

Kurt Cobain estaria festejando 50 anos nesta segunda-feira

Pedro Sobrinho / Jornalista

Atualizada em 27/03/2022 às 10h56
(Kurt Cobain)

Aberdeen, uma pequena cidade litorânea no estado noroeste de Washington (EUA), viu nascer há 50 anos Kurt Cobain, o último grande mito surgido do rock e que mais de duas décadas após sua morte continua despertando fascinação no mundo todo.

Tudo o que rodeia a banda Nirvana e a figura de Cobain, que nasceu em 20 de fevereiro de 1967 e se suicidou com apenas 27 anos em 5 de abril de 1994, continua sendo notícia entre os fãs de rock e, especialmente, do grunge, um estilo que usou a angústia, o tormento e a solidão como desculpa para guitarras ruidosas.

Disco e filme

A discografia do Nirvana é relativamente reduzida - três álbuns de estúdio, "Bleach", "Nevermind" e "In Utero"; e um disco ao vivo, "MTV Unplugged" -, mas a morte e popularidade de Cobain favoreceram a edição ao longo do tempo de recopilações, reedições e material inédito.

Coincidindo com o 25° aniversário de seu lançamento, neste ano foi lançada uma versão de colecionador e remasterizada de "Incesticide", um álbum de raridades publicado pelo Nirvana em 1992.

No plano audiovisual, o documentário "Cobain: Montage of heck" (2015) de Brett Morgen, que contou com a aprovação dos herdeiros do músico, surpreendeu recentemente por oferecer um retrato muito familiar, pessoal e humano do autor de "Smells like teen spirit". Mas o filme também trouxe controvérsia. Buzz Osborne, líder de outros heróis da cena musical de Seattle como Melvins, atacou o documentário e afirmou que 90% do que foi retratado é mentira.

Fonte: G1

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.