CÃOMINHADA MIRANTEFM 2016

10 dicas para alimentar corretamente seu cão

Não dê alimento humano ao seu cachorro

João Marcus

Atualizada em 27/03/2022 às 10h57
(Cãominhada Mirante FM 2016)

Cachorros adoram comer! Principalmente quando a ração é nutritiva e saborosa. E para esse momento, você pode aproveitar as dicas a seguir.

1: Dê a quantidade certa.

Os cães comem o que você servir, seja muito ou pouco. Por isso, você é o responsável por determinar essa quantidade visando a nutrição ideal para ele, sem ganho de peso excessivo. Sirva a quantidade adequada.

2: Torne o momento agradável.

Acostume o animal a ser servido por você ou outros membros da família, faça carinho nele enquanto serve, mas não o perturbe e nem tire o alimento antes que ele termine de comer tudo.

3: Não dê alimento humano ao seu cachorro.

Não dê restos da sua comida ao seu cachorro. Procure alimentos próprios, que possam ser completos e tenham sabor que o agrade. Além de ser mais saudável, não cria maus hábitos no cachorro. A ração é a melhor opção e é possível encontrar aquela ideal para a necessidade do seu cão.

4: Aprenda a trocar o alimento dele.

Troque gradativamente alimento de seu animal, misturando o novo alimento ao antigo, substituindo uma porção cada vez maior. Comece colocando 1/5 do novo alimento misturado a 4/5 do alimento anterior. A cada dia, aumente a quantidade da nova ração. 2/5, 3/5, 4/5, pronto! Em cinco dias você já concluiu a troca gradativa e a adaptação ao novo alimento deverá ser bem tranquila.

5: Divida as refeições:

Divida a quantidade recomendada para o seu cão em mais de uma refeição diária. O ideal são duas ou mesmo três refeições por dia, com a quantidade diária indicada na embalagem da ração, mas dividida em porções. Dessa forma ele aproveita muito mais os nutrientes e não passa fome entre os intervalos da alimentação.

6: Não exercite o cachorro imediatamente após comer.

Assim como os humanos, eles podem ter má digestão, congestão, gases, diarreia e vômitos se forem se exercitar ou passear imediatamente após a refeição. O melhor é esperar até uma hora antes de começar a brincadeira.

7: Não dê comida enquanto ele estiver agitado.

Se ele estiver muito ansioso ou agitado, dar o alimento pode reforçar esse comportamento. Espere que ele se acalme, não incentive o comportamento, deixe que ele fique quieto e tranquilo e, só então, faça carinho e dê o alimento.

8: Escolha a tigela adequada.

O recipiente deve atender ao tipo físico do animal. Animais de focinho curto, por exemplo, podem comer em tigelas mais rasas. Também é importante evitar material plástico, pois acumulam mais bactérias, racham com mais facilidade, podendo machucar o cachorro, além de soltarem partículas que podem ser engolidas e fazer mal.

9: Alimente vários cães separadamente.

Se você tiver mais de um cachorro, o ideal é alimentá-los separadamente, cada um com seu recipiente, para que não haja embate, brigas, confusão, ou que nenhum deles coma menos ou fique sem comer. Não permita distração de outros animais de estimação ou crianças, a interação pode distraí-los ou irritá-los.

10: Escolha o alimento adequado para ele.

Raça, tamanho, peso, idade, necessidades especiais, tudo isso deve ser levado em consideração antes de escolher o alimento correto para o animal. Os nutrientes que o animal necessita e a quantidade mudam de acordo com a idade. Bem como obesidade, alergias e outros problemas de saúde podem criar a necessidade de uma ração com ingredientes especiais.

O evento

A Cãominhada Mirante FM acontecerá dia 27 de agosto(próximo sábado), com concentração às 16h em frente a Arena de Beach Soccer da Lagoa da Jansen. O percurso da caminhada é de aproximadamente 2 km, média de 40 minutos.

Todas as informações sobre o evento podem ser consultadas no hotsite do evento:grupomirantema.com/caominhada

Cãominhada Mirante FM

Patrocínio: Terra Zoo e Purina

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.