Saúde

Curso aborda saúde integral da criança e do adolescente

O Estado

Atualizada em 27/03/2022 às 13h05

IMPERATRIZ - A Secretaria de Saúde de Imperatriz (Semus), por intermédio do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), está realizando o Curso de Sensibilização para Atenção Integral à Saúde de Crianças e Adolescentes economicamente ativos. O evento começou ontem e será encerrado hoje no Elciana Buffet, no Centro.

Ontem, houve a apresentação das diretrizes para atenção integral à saúde de crianças e adolescentes e seu fluxograma. Hoje, haverá trabalhos em grupos para a construção de recomendações ao Cerest para a estruturação das ações de erradicação do trabalho infantil em Imperatriz e região.

Segundo a assessora técnica do centro Benta Lopes Silva, o desenvolvimento de ações de promoção à saúde do trabalhador inclui ações integradas com outros setores e instituições, tais como: Ministério do Trabalho, Delegacia Regional do Trabalho, Ministério da Saúde e Ministério Público.

Também serão apresentadas as bases conceituais que abordam as conseqüências do trabalho na saúde de crianças e adolescentes economicamente ativos, seu impacto no processo de desenvolvimento e a maior vulnerabilidade desse grupo diante de ambientes de trabalho insalubre e perigosos.

As ações de saúde do trabalhador passaram a ser competência do Sistema Único de Saúde (SUS) em 1988. De acordo com o secretário municipal de Saúde, Mamede Magalhães, a ampliação do conhecimento sobre o processo de saúde, doença e trabalho infanto-juvenil e a construção de ações vêm sendo empreendidas pela Semus.

Ainda de acordo com Benta Silva, o curso se insere no conjunto de iniciativas direcionadas ao processo de educação continuada dos profissionais de saúde e da rede intersetorial.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.