Graduação

Instituto Federal oferece 25 novos cursos superiores

São 1,4 mil vagas nas modalidades presencial e a distância em 2010.

Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 13h13

SÃO LUÍS - O Instituto Federal do Maranhão ganhará 25 novos cursos de graduação, totalizando 34 graduações com 1.400 vagas nas modalidades presencial e a distância em 2010, distribuídas em dez campi e sete pólos espalhados em municípios estratégicos do estado. Para concorrer, o candidato precisa está inscrito no novo Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), que aplicará as provas nos dias 3 e 4 outubro em todo o país.

Confira a entrevista sobre o assunto com a pró-reitora de ensino do Instituto Federal do Maranhão, Marise Piedade Carvalho, clicando em 'vídeo'.

Cursos Presenciais

As novidades em São Luís, no Campus Maracanã (antiga Escola Agrotécnica Federal), são os cursos de Licenciatura em Ciências Agrárias, Tecnologia em Alimentos e Tecnologia em Gestão Ambiental. Cada um deles oferece 40 vagas. O Campus Centro Histórico vai oferecer 30 vagas no curso de Licenciatura em Artes Visuais. No Campus Codó, a população poderá optar por três cursos superiores: Licenciatura em Ciências Agrárias, em Química e em Matemática. Em Santa Inês são outros três: Licenciatura em Física; Bacharelado em Administração e Tecnologia em Construção de Edifícios. Na cidade de Zé Doca, o Instituto disponibiliza 40 vagas para Licenciatura em Química e outras 40 vagas para Tecnologia em Processamento de Carnes. No Campus Buriticupu são oferecidos cursos de Licenciatura em Biologia e de Tecnologia em Gestão Pública. Em Açailândia haverá a Licenciatura em Química, com 40 vagas e, em Alcântara, mais 40 vagas para o curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo.

Cursos a Distância

Nos pólos de Caxias e Dom Pedro, o Instituto Federal oferecerá os cursos de Licenciatura em Química e Informática na modalidade a distância. Nas cidades de Timbiras, São João dos Patos, Grajaú, Barra do Corda e Codó serão oferecidas 50 vagas no curso de Licenciatura em Informática também a distância.

Com a criação dessas 25 novas graduações, o Instituto Federal passará a oferecer 34 cursos superiores de Licenciatura, Bacharelado e Tecnologia, nas modalidades presencial e a distância. O crescimento do número de cursos faz parte do projeto de expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, que conta hoje com 222 escolas em funcionamento e chegará a 354 em todo o país até 2010. O Maranhão possui o segundo maior projeto de expansão, ficando atrás apenas de São Paulo. Até 2012, o Instituto Federal do Maranhão possuirá 18 campi e quase 27 mil alunos matriculados.

Cursos oferecidos pelo Instituto Federal do Maranhão em 2010:



Serão oferecidas 1.400 vagas no Processo Seletivo 2010 via Enem/2009.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.