Mutirão regulariza situação de funcionários de carvoarias

Imirante.com e O Estado do MA.

Atualizada em 27/03/2022 às 15h09

SÃO LUÍS - Após percorrer dez municípios entre os dias 3 de novembro e 17 de dezembro, com o objetivo de regularizar a situação trabalhista dos funcionários de carvoarias, o II Mutirão do Trabalhador, programa idealizado pela Delegacia Regional do Trabalho (DRT/MA), atingiu um saldo acima do esperado. Foram atendidos 1.607 trabalhadores, dentre os quais, 1.449 tiveram sua carteira de trabalho registrada, em função da iniciativa da DRT em conjunto com o Sindicato das Indústrias de Ferro-Gusa do Estado do Maranhão (Sifema), INSS, Corregedoria de Justiça, Governo do Estado e Sistema Nacional de Empregos (Sine).

Além dos trabalhadores, o mutirão também beneficiou a população dos municípios visitados, com a emissão de documentos. Foram emitidas 261 certidões de nascimento, 2.690 carteiras de identidade e realizados 1.482 exames médicos (admissionais e periódicos). As cidades visitadas pelo programa foram: Açailândia, Balsas, Barra do Corda, Bom Jesus das Selvas, Buriticupu, Grajaú, Lajeado Novo, Porto Franco, Riachão e São João do Paraíso.

Cerca de 187 produtores de carvão vegetal tiveram seus funcionários atendidos pelo Mutirão do Trabalhador. “Trouxemos para cidadania pessoas que não tinham sequer uma certidão de nascimento. Essa experiência nos ensina que é possível fazer ações preventivas com a parceria e integração de todos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.