Ano novo começa com reajuste de energia

Imirante.com e O Estado do MA

Atualizada em 27/03/2022 às 15h10

SÃO LUÍS - A partir de hoje os consumidores de energia elétrica vão pagar mais caro. A Companhia de Energia Elétrica do Maranhão (Cemar) confirmou o reajuste no estado e informou que o aumento estava previsto em lei pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O aumento será de 1,9%.

Segundo o diretor comercial e de mercado da Cemar, Marcelino da Cunha Machado, o aumento para consumidores que consomem até 350 kwh/mês fica em torno de R$ 0,00468 na conta de luz do mês. A direção da Cemar informou ainda que cerca de 900 mil consumidores de energia elétrica do estado ficarão isentos do pagamento do encargo emergencial no Maranhão.

A isenção está prevista na Resolução de nº 728 do dia 30 de dezembro de 2003 que exclui aqueles consumidores com consumo de energia elétrica inferior a 350 kWh/mês e os consumidores rurais na faixa de consumo inferior a 700 kWh.

Conforme a direção da Cemar o custo será cobrado na conta de energia elétrica dos consumidores no período de 1º a 31 de janeiro. O custo da energia do seguro virá na conta de luz discriminado como “encargo de aquisição de energia emergencial”.

A Cemar informou também que a arrecadação do encargo emergencial na conta de luz do consumidor tem destino específico, já que os reservatórios das principais regiões do país apresentaram baixaram. Portanto, vem sendo necessário acionar algumas usinas do seguro antiapagão no Nordeste do país.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.