“Faixa azul”

ITZ: estacionamento rotativo deve entrar em vigor em três meses

A medida aprovada em decreto vai englobar todo o zoneamento do Centro de Imperatriz.

Angra Nascimento / Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h18

IMPERATRIZ – O estacionamento rotativo, também conhecido como “faixa azul”, já tem previsão para entrar em vigor em Imperatriz. A medida deve começar a funcionar de dois a três meses e vai englobar todo o zoneamento geral do Centro da cidade.

A fase de implementação está no processo licitatório, de acordo com o secretário de Trânsito, Leandro Braga. “Já foi feito o decreto, já foi publicado, e o momento hoje é terminar o projeto básico, fundamental para o termo de referência, para podermos contratar uma empresa na qual tenha potencial de executar o serviço. Queremos um molde de sistema de rotação igual a São Paulo, Belo Horizonte e outras grandes capitais”.

Após o anúncio da implementação da medida, houve uma polêmica na cidade, acerca das ruas que serão demarcadas pela “faixa azul”. Sobre isso, o secretário explica que “o estudo foi analisado com base em locais de comércio. Nos locais que a gente observa que não tem vaga para estacionar, não tem rotatividade. Então, abrange mais as áreas comerciais. É o que está no decreto, mas não quer dizer que a gente vá implantar logo tudo ao mesmo tempo. Vamos implantar de acordo com a necessidade”, ressalta Braga.

Os valores a serem cobrados pelo estacionamento rotativo também já foram definidos. Carro será R$ 2 e moto R$ 1 a cada uma hora. “O benefício para a cidade vai ser muito grande. As pessoas estão acostumadas a pagarem esse valor para os “flanelinhas”, então esse valor que será arrecadado, será investido no trânsito, como central de monitoramento e mais fiscalizações nos bairros”, finaliza Leandro Braga.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.