Educação

Projeto SESI G@MEDUCA é lançado em Imperatriz

Cerca de 500 alunos da escola SESI Marly Sarney serão beneficiados com o projeto.

Imirante Imperatriz, com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h24
Participaram da solenidade de inauguração, pais, alunos, diretores da FIEMA e autoridades locais.
Participaram da solenidade de inauguração, pais, alunos, diretores da FIEMA e autoridades locais. (Divulgação /Assessoria )

IMPERATRIZ - Foi lançado em Imperatriz, nessa quarta-feira (26), o projeto SESI G@MEDUCA. Trata-se de um software, onde estudantes do 2º ao 9º ano do Ensino Fundamental da Escola SESI Marly Sarney terão oportunidade de potencializar a aprendizagem de raciocínio lógico, cálculo matemático e língua portuguesa. Promovido pelo Sistema FIEMA, por meio do Serviço Social da Indústria do Estado do Maranhão (SESI-MA), em parceria com a Virtrus Letramento, beneficiará 500 alunos do SESI em Imperatriz.

“É com muita alegria que recebemos esse investimento que visa contribuir para melhoria da aprendizagem do ensino de nossos alunos nas duas disciplinas bases, de português e matemática. Com a utilização dessa ferramenta, os alunos desenvolverão de forma prazerosa suas competências de leituras, ortografia e raciocínio lógico. Desejamos que não só os alunos do SESI, mas também, os da rede pública municipal de ensino façam bom uso do projeto disponibilizado pela rede SESI de Educação no Maranhão, que veio para somar e melhorar os índices educacionais”, destaca a gerente do SESI Imperatriz, Amparo Alencar.

Em uma sala equipada com 20 notebooks, dois microcomputadores (desktop) para os professores e 1 lousa digital, além do mobiliário (armários, mesas e cadeiras), os alunos terão aula duas vezes por semana, sob a supervisão dos professores das respectivas disciplinas, que passaram por treinamento para construírem as aulas ministradas em sala de aula e que serão complementadas por meio do G@MEDUCA.

A coordenadora de Educação do SESI-MA, Ivaneide Giacomini, explica que o projeto foi apresentado pelo presidente do Conselho Nacional do SESI, João Henrique, durante visita a escolas do SESI no Estado, e que a ideia foi abraçada pelo presidente da FIEMA, que também é diretor do SESI/MA, Edilson Baldez e pela superintendente do SESI Maranhão, Roseli Ramos.

“Esse é um importante investimento do Sistema FIEMA, que irá fazer diferença no resultado das nossas avaliações externas, além de oportunizar a melhoria da qualidade do ensino. Todas as atividades são desenvolvidas por meio de games presentes no software, com a orientação do professor das respectivas disciplinas, com a finalidade de aprimorar o raciocínio lógico, construção de textos, ortografia dos alunos. Portanto, essa ferramenta tem caráter subsidiário e complementar à atividade docente, onde o professor além de ter ainda o recurso de travar todas as máquinas, caso queira chamar a atenção dos alunos, tem toda liberdade para observar quais alunos e em que nível as atividades estão sendo executadas”, garante a coordenadora de Educação do SESI-MA, Ivaneide Giacomini.

O projeto já foi implantado em Bacabal e será ainda este mês, em São Luís. Além disso o projeto G@MEDUCA será estendido para cinco escolas públicas da rede municipal, que serão ‘apadrinhadas’ pelo SESI, recebendo gratuitamente, a formação de professores e o software. Em Imperatriz, duas escolas serão contempladas, a escola municipal Frei Manoel Procópio e a segunda ainda será definida.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.