Jovens cientistas

Pesquisadores de Imperatriz participam de feira tecnológica que reúne 21 países

Quatro projetos representam o Maranhão na 31ª Mostratec, em Novo Hamburgo (RS).

Divulgação

Atualizada em 27/03/2022 às 11h28
Jovens pesquisadores de Maranhão estarão na Mostratec, a maior feira de ciência e tecnologia da América Latina
Jovens pesquisadores de Maranhão estarão na Mostratec, a maior feira de ciência e tecnologia da América Latina (Divulgação )

IMPERATRIZ - Jovens pesquisadores de Imperatriz são os representantes do Estado na 31ª Mostratec – Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia, que ocorrerá em Novo Hamburgo (RS), no Centro de Eventos da Fenac, de 25 a 28 deste mês. O evento, considerado a maior feira do gênero na América Latina, terá representantes de 21 países e de todos os Estados brasileiros. A organização é da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha.

Dois dos projetos foram produzidos no Centro Educacional ArteCeb. Avaliação e Elaboração Físico-Química de Um Extrato a Partir da Manguifera Indica Para o Auxílio à Absorção de Nutrientes é o trabalho das alunas Maria Gabryelle Gonçalves Silva e Gabriela Ibiapino da Silva. Orientadas pelos professores Carlos Fonseca Sampaio e Antonio Augusto Brandão Frazão, elas produziram um suplemento a partir do fruto da manga, como forma de repor nutrientes no corpo humano, de forma a auxiliar no tratamento de doenças como a anemia. Da mesma escola vem a pesquisa SLRE (Sistema de Limpeza de Riachos com Engrenagens), dos estudantes Pedro Henrique Ferreira Fister, Jônatas Mota da Silva Júnior e Ana Cândida Domingues do Amaral, e sob a orientação dos professores Carlos Fonseca Sampaio e Claudia Aguiar Peixoto. Os jovens criaram um projeto de dispositivo em formato de engrenagem capaz de retirar e armazenar o lixo presente na água dos riachos que desembocam no Rio Tocantins, que passa pela cidade. Os rejeitos seriam recolhidos por um sistema de pás móveis feitas por um material maleável e leve.

Do Centro de Ensino Nascimento de Moraes, o estudante Luis Claudio Lucena Duarte elaborou a pesquisa Análises Físico-Químicas da Farinha do Hymenaea courbaril Para Ser Utilizado Como Suplemento Alimentar no Combate a Anemia e Desnutrição Infantil, sob a orientação dos professores Vanderlene Brasil Lucena e Zilmar Timoteo Soares. O jovem pesquisou sobre a viabilidade do uso da farinha do jatobá (fruta típica da região) para o combate a desnutrição e anemia nas crianças de comunidades rurais do Maranhão. Através do estudo, foi comprovada uma grande presença de ferro e cálcio nesta farinha, nutrientes que podem ajudar no combate desta grave doença.

O jovem pesquisador Elian Vitor de Oliveira Castro, do Centro Educacional Dorgival Pinheiro de Souza elaborou o trabalho Eu Sou Responsável Pela Água do Futuro. Orientado pela professora Lay Vane Rodrigues de Aquino, ele realizou um estudo para o reuso da água nas residências, através e um tratamento da água do banheiro para ser reutilizada na descarga e também para lavar calçadas e plantas, evitando assim seu desperdício.

A mostra

A Mostratec reúne 420 projetos de jovens cientistas entre 14 e 20 anos de idade, do Brasil (de todos os estados e do Distrito Federal), Argentina, Bósnia e Herzegovina, Cazaquistão, Chile, China, Colômbia, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, Holanda, Índia, Indonésia, Itália, México, Paraguai, Peru, Portugal, Tunísia, Turquia e Uruguai. Paralelamente, ocorrem a Mostratec Júnior (para estudantes do ensino fundamental, com 220 projetos), o Seminário Internacional de Educação Tecnológica (Siet), os Jogos Mostratec, a Corrida Mostratec Sesc, o Festival Maker Mostratec de Robótica e a Feira Regional do Livro de Novo Hamburgo.

A feira estará aberta ao público das 14h às 21h, entre 25 e 27 de outubro, e das 14h às 17h, no dia 28 (sexta-feira). A entrada é franca.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.