Saúde

UFMA realiza seminário sobre segurança alimentar

O seminário é parte do projeto que visa capacitar os panificadores da cidade.

Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h37
(Divulgação / Assessoria )

IMPERATRIZ – Buscando conscientizar os participantes sobre a produção e venda segura de produtos nas panificadoras, o Engenharia de Alimentos da Universidade Federal do Maranhão, Campus Imperatriz, realizou o seminário sobre boas práticas de fabricação. O evento teve como público alvo os proprietários de padarias e trabalhadores de Imperatriz que trabalham com manipulação de alimentos.

O evento faz parte do projeto de extensão Diagnóstico de Boas Práticas em panificadoras: uma ferramenta na prevenção das doenças transmitidas em alimentos. Segundo a professora e coordenadora do projeto, Germânia de Sousa Almeida, serão três etapas de atividades.

A primeira etapa é sensibilizar os participantes no seminário, a segunda trata do diagnóstico de cada estabelecimento para, assim, adequá-lo às boas práticas e, por fim, será feito um plano de ação para corrigir os procedimentos inadequados e haverá acompanhamento continuado para auxiliar os participantes. “O propósito é prevenir as doenças transmitidas por alimentos e, consequentemente, os riscos à saúde dos consumidores”, explicou a pesquisadora.

De acordo com o acadêmico Feliciano Neto, o evento é muito importante para a sociedade de Imperatriz, pois ele vai trazer melhorias no que diz respeito à qualidade e na garantia de produtos com boa manipulação nas panificadoras da cidade.

“É uma oportunidade única para que as panificadoras que vão ser envolvidas nesse processo possam introduzir aos seus processos de produção, as técnicas mais indicadas na manipulação de alimentos, evitando qualquer tipo de risco para seus clientes”, destacou o gerente do Sebrae, Danilo Borges, que é parceiro do projeto.

Para o panificador Clynewton Dias dos Santos, ter um acompanhamento dos acadêmicos e das outras instituições, como a Vigilância Sanitária, é muito importante, pois é um suporte para as boas práticas. “Com este seminário, podemos mostrar o quanto podemos melhorar em nossa prática de produzir alimentos e no atendimento e, assim, levar mais satisfação e qualidade de vida ao nosso cliente”, disse.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.