Distúrbio alimentar

Saiba qual a diferença entre anorexia e bulimia

Os transtornos são causados por uma visão distorcida da autoimagem.

Angra Nascimento / Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h50
A autoimagem distorcida é a causa, principal desses transtornos.
A autoimagem distorcida é a causa, principal desses transtornos. (Divulgação)

IMPERATRIZ – Muito comum, na fase da adolescência, a anorexia e a bulimia são transtornos alimentares, que atingem, principalmente, mulheres, e atualmente, até homens. A autoimagem distorcida é a causa, principal desses transtornos.

Para esclarecer sobre o assunto, o portal Imirante Imperatriz conversou com a nutricionista Neusa Oliveira Araújo. Ela afirmou que ambos os transtornos estão ligados ao medo de engordar, porém, a diferença está na forma como o problema a atinge o indivíduo, nos sintomas.

“Anorexia é uma rejeição do organismo ao alimento. Uma pessoa anoréxica não sente vontade de comer a ponto de pular refeições, de passar dias sem conseguir comer, o que acarreta perda de peso. Isso torna o transtorno mais grave”, explica a especialista.

A bulimia, por sua vez, é diferente, conforme esclarece a nutricionista. “O indivíduo come muito, geralmente, tem compulsão pelo alimento, sem ter um domínio pela quantidade, e depois vem a sensação de culpa, e, então essa pessoa usa métodos inadequados de compensação, como provocar o vômito”.

Neusa Oliveira lembra, que ambos os transtornos estão ligados ao medo de engordar e atingem, principalmente, as mulheres. A anorexia é mais recorrente em garotas de 12 a 18 anos, enquanto a bulimia é mais comum entre os 16 e 25 anos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.