Saúde

Especialista dá dicas para evitar doenças respiratórias

Com as altas temperaturas são comuns problemas como o ressecamento das vias aéreas.

Safira Pinho/ Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 12h05

IMPERATRIZ- O clima seco e as queimadas, características do período de veraneio, fazem aumentar significativamente a incidência de doenças respiratórias na Região Tocantina.

Dentre os sintomas mais comuns nas pessoas, em especial crianças e idosos, estão o ressecamento das vias aéreas.

Ao falar sobre este assunto, o cirurgião torácico, Alexandre Xavier, deu algumas dicas para evitar o ressecamento das vias, o que provoca tosse e secreção. Uma das soluções apontadas pelo especialista é a hidratação com a ingestão de líquidos e a lavagem da cavidade nasal com soro fisiológico.

“Quando a gente dorme com ventilador, ou, com ar condicionado, esses aparelhos ressecam a via aérea, você acorda com o nariz ressecado, o que ajuda é ter soro fisiológico, dessa forma você está lubrificando as narinas, isso evita uma série de problemas”, ressalta o especialista.

Segundo, Alexandre Xavier, quando a mucosa está ressecada, geralmente as pessoas começam ter secreção, adquirindo tosse, sinusite, uma série de problemas alérgicos. Uma dica importante para que isso não ocorra é lavar as narinas com soro fisiológico antes de dormir e, depois que acordar.

Uma forma de melhorar o ar, neste período mais quente sem prejudicar a saúde, é utilizar umidificadores, ou então usar toalhas úmidas no quarto e bacias de água. Outro fator importante é a limpeza dos aparelhos do ar condicionado e ventilador, eles acabam levando partículas de sujeira e ácaro para o ambiente.

Para ler mais notícias do Imirante, clique em imirante.com. Também siga o Imirante no Twitter e curta nossa página no Facebook.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.