Sul-Americana

Flu elimina o Flamengo na Sul-Americana

Igualdade por 1 a 1 'fora de casa' garante vaga ao Tricolor, que escalou o time titular.

GloboEsporte

Atualizada em 27/03/2022 às 13h10

RIO - No clássico esvaziado da Copa Sul-Americana, o Fluminense fez bom uso do regulamento, empatou por 1 a 1 e eliminou o Flamengo na noite desta quarta-feira, no Maracanã. Na primeira partida, os dois times ficaram no empate por 0 a 0, na "casa do Tricolor".

Como as regras da competição fazem distinção de mando de campo mesmo com as equipes da mesma cidade, o Flu avançou por causa do gol que fez como visitante.

Ao contrário do duelo anterior, quando o técnico Renato Gaúcho escalou os reservas, desta vez o Tricolor entrou em campo com os titulares e colheu dividendos. Roni abriu o placar, de pênalti, e Denis Marques igualou. Na próxima fase o adversário será Deportivo Anzoátegui-VEN ou Alianza Atlético-PER. No primeiro jogo em Lima houve empate sem gols.

Mais do que reclamar das regras da competição, o Flamengo deve lamentar o primeiro jogo. Na ocasião, enfrentou os reservas do Fluminense, desperdiçou muitas chances e empatou por 0 a 0. Nesta quarta, desfalcado de Adriano e depois de perder Emerson nos primeiros minutos, o time até guerreou, mas chegou à quarta partida consecutiva sem vitória.

De volta ao Campeonato Brasileiro, o Rubro-Negro recebe o Santo André, sábado, no Maracanã. O Fluminense visita o Santos, na Vila Belmiro, domingo.

O Maracanã vazio assistiu a um início de jogo que parecia promissor, com uma chance para cada lado. Aos dois minutos, Cássio levantou, Luiz Alberto cabeceou sozinho na segunda trave, mas Bruno agasalhou. Na sequência, Emerson arrancou pela ponta esquerda e bateu rasteiro para a área. Rafael defendeu parcialmente e Denis Marques não abriu o placar porque escorregou.

Porém, a sucessão de erros que marca a trajetória das equipes no Brasileiro voltou a aparecer. Passes equivocados, furadas, cobranças de laterais bizarras deram razão aos (muitos) torcedores que assistiram ao jogo em casa.

Para piorar para os rubro-negros, Emerson sentiu dores na coxa direita e pediu para sair aos 25 minutos. Zé Roberto o substituiu. Outra vez a chance de o Flamengo abrir o placar caiu nos pés, ou melhor, na canela de Denis Marques. Ele recebeu cruzamento de Aírton e chutou torto por cima.

Postado defensivamente, o Fluminense apostou nos contragolpes para surpreender. Mas as saídas equivocadas da defesa dificultaram a continuidade das jogadas. Na primeira que acertou, Ronaldo Angelim fez falta em Kieza fora da área, mas o árbitro chileno Carlos Chandia errou e marcou pênalti. Roni cobrou no canto direito e abriu o placar.

O Flamengo voltou para a etapa final precisando virar o placar para conseguir a classificação. Mas o ataque formado por Denis Marques e Zé Roberto não ajudou. Sobretudo pela atuação do primeiro, que se enrolou com a bola diversas vezes. O jeito foi recorrer à bola parada. Aos oito, Petkovic bateu no canto direito e Rafael saltou para espalmar.

No lance seguinte, aos nove, Luiz Alberto errou ao atrasar a bola para Rafael e Denis Marques roubou. O atacante passou para Petkovic finalizar fraco. Ruy salvou quase sobre a linha, mas sem dificuldade.

Quando parecia fadado às vaias, Denis Marques reagiu. Ele recebeu na intermediária, girou, driblou três tricolores e chutou. A finalização até seria ruim. Mas desviou em João Paulo e Zé Roberto e entrou no ângulo direito de Rafael, aos 15.

O empate despertou a torcida rubro-negra e o Fluminense passou a controlar o jogo, que teve um gol bem anulado por impedimento de Kieza. Com o regulamento embaixo do braço, o Tricolor abusou da cera nos minutos finais e ainda foi ajudado por David e Fierro. O zagueiro e o chileno foram expulsos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.