Jogadores maranhenses conquistam título da Copa Africana

Maranhão News

Atualizada em 27/03/2022 às 15h08

SÃO LUÍS - A Tunísia, que venceu dentro de casa, neste sábado, a Copa das Nações Africanas ao derrotarem na final o Marrocos, por 2 x 1. Ziad Jaziri, no segundo tempo, marcou o gol da vitória da Tunísia, mas foi de uma dupla de brasileiros que a vitória começou a se desenhar.

Numa jogada toda maranhense Francileudo dos Santos, ou simplesmente Leudo, aproveitou um cruzamento de Clayton para colocar o time da casa na frente do placar logo no início da partida.

O Marrocos ainda chegou ao empate aos 38 minutos do primeiro tempo, gol de Youssef Mokhtari, o quarto dele na competição.

Esta foi a primeira vez que a Tunísia venceu a Copa das Nações, levando a torcida local ao delírio. O país foi sede do evento pela terceira vez.

Francileudo, que atua no Sochaux e já marcou 10 gols em 16 jogos pelo Campeonato Francês desta temporada, conseguiu sua naturalização como tunisiano pouco menos de um mês antes do início da competição.

Ele foi o grande destaque da seleção campeão, acabando como artilheiro (com quatro gols) e ajudando sua equipe a conquistar o primeiro título de sua história na competição, a mais importante do continente. Outro maranhense, Clayton, também esteve em campo e sagrou-se campeão continental.

Além de Francileudo e Clayton, a Tunísia completou o número de estrangeiros em sua seleção com o treinador Roger Lemerre, que sagrou-se campeão da Eurocopa 2000 dirigindo a França.

Lemerre também esteve à frente da seleção francesa no fracasso da última Copa do Mundo, quando sua equipe, apesar de ser considerada a favorita ao título, não marcou nenhum gol na competição e foi eliminada ainda na primeira fase.

Marrocos, comandado por Zaki Badou (técnico da seleção marroquinha na Copa de 1986), perdeu a chance de conquistar seu segundo título continental. A equipe havia se sagrado campeã em 1976.

Leudo é um dos 5 artilheiros da Copa Africana. O maranhense naturalizado tunisiano Francileudo dos Santos foi um dos cinco artilheiros da XXIV Copa Africana de Nações, que terminou neste sábado, com a vitória da seleção da Tunísia.

Francileudo dos Santos, que fez um gol na final, em que a Tunísia venceu Marrocos por 2-1, terminou o torneio com quatro gols, ao lado de Patrick Mboma (Camarões), Frederic Kanoute (Mali), Jay Jay Okocha (Nigéria) e Youssef Mokhtari (Marrocos).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.