Guga perde para Gonzalez na final em Viña del Mar

Esporte na Globo

Atualizada em 27/03/2022 às 15h08

VIÑA DEL MAR - Não foi desta vez que Gustavo Kuerten quebrou o tabu de dois anos e meio sem títulos no saibro. Ele foi derrotado neste domingo na decisão do ATP de Viña del Mar pelo chileno Fernando Gonzalez. O placar foi de 2 a 0, parciais de 7/5 e 6/4. A última conquista do brasileiro neste tipo de quadra foi no ATP de Stuttgart, na Alemanha, em julho de 2001.

- Não foi o resultado que eu queria, mas estou contente por ter chegado a final e perdi para um chileno, que foi uma coisa boa para o torneio - disse.

Agora, Guga terá nova chance de acabar com o incômodo jejum no seu piso favorito. Na terça-feira, ele estréia no ATP de Buenos Aires contra o espanhol David Ferrer. Na única vez que enfrentou o adversário, ano passado,venceu por 2 a 1 nas oitavas de final do ATP de Acapulco, no México.

Irregularidade atrapalha mais uma vez

Mais uma vez, o brasileiro foi vítima da sua própria instabilidade.

Ele começou bem a partida e conseguiu uma quebra de cara, fazendo 1 a 0. Apesar do maciço apoio da torcida chilena, Gonzalez não conseguia pontuar no saque do catarinense. Mas bastou um pouco de descontração para que tudo mudasse.

Quando tudo parecia se encaminhar para uma fácil vitória de Kuerten, o tenista da casa quebrou o serviço no décimo game, empatando em 5/5. Depois disso, só deu Gonzalez. Ele venceu mais quatro games consecutivos e, ao quebrar Guga pela segunda vez, fechou o set em 7/5, após mais uma série de falhas do brasileiro.

Responsável pela eliminação do também brasileiro Flávio Saretta na fase semifinal, o chileno começou o segundo set pressionando. Após confirmar seu saque, quebrou o de Guga e fez logo 2 a 0. Mas o brasileiro, com muito sofrimento, devolveu na seqüência e pontuou no serviço do rival.

No entanto, a instabilidade voltou a prejudicar Guga, que perdeu o saque ao cometer uma dupla falta, deixando o adversário novamente em vantagem - 3 a 1. O chileno fez 4 a 1 em seguida e, depois disso, o brasileiro pediu a presença do fisioterapeuta, que massageou sua perna direita.

Kuerten não foi o único a alternar bons e maus momentos. Gonzalez se desconcentrou e, após salvar quatro break-points, não conseguiu pontuar no seu saque. Depois, Guga serviu e empatou o segundo set em 4 a 4.

Mas o tenista da casa, apoiado pela torcida, voltou a ficar em vantagem e, se aproveitando mais uma vez da insegurança do brasileiro, quebrou o saque e fechou o set por 6 a 4, conquistando o título pela segunda vez - foi campeão em 2002.

Com o resultado, Gonzalez diminui a vantagem de Kuerten nos confrontos diretos para 2 a 1. Ano passado, o chileno abandonou a partida pelas quartas-de-final do ATP de Acapulco após perder o primeiro set por 6/4. Em 2002, o catarinense eliminou o rival na terceira fase de Roland Garros ao ganhar por 3 a 1, parciais de 6/3, 2/6, 7/6 e 6/4.

Além disso, Fernando Gonzalez somará mais 35 pontos na Corrida dos Campeões e receberá US$ 45 mil pelo título. Guga ganha 24 pontos e US$ 26,5 mil.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.