Tiro conquista a segunda medalha de prata para o Brasil no Pan

Atualizada em 27/03/2022 às 15h17

Tiro conquista a segunda medalha de prata para o Brasil no Pan

da Folha Online

O dentista paranaense Rodrigo Bastos voltou a ser o destaque do Brasil no Pan-Americano de Santo Domingo. Neste domingo, o atirador ganhou a medalha de prata na fossa olímpica (tiro ao prato). Com a conquista, ele garantiu a vaga na Olimpíada de Atenas-2004 (Grécia) e quebrou o recorde brasileiro da categoria.

Washington Alves/COB

Rodrigo é cumprimentado por colegas da equipe

brasileira após ganhar a prata no tiro ao prato

Bastos, que havia terminando a primeira fase em primeiro colocado, foi superado, por apenas um ponto, pelo norte-americano Lance Bade: 147 x 146. A medalha de bronze ficou com o colombiano Danilo Caro, que anotou 119 pontos.

Na final, com uma série de 25 pratos com os seis melhores da fase classificatória, Rodrigo errou três pratos e o norte-americano acertou todos. Caso acertasse todos os pratos da final, o brasileiro igualaria também a marca do recorde olímpico da prova.

Esta foi a segunda medalha que o atirador paranaense conquista em Pan-Americanos. Em Indianápolis-87 (EUA) ele ganhou o bronze por equipes.

Rodrigo, que irá disputar sua segunda Olimpíada -- esteve em Seul-88 (Coréia do Sul) --, terminou à classificatória em primeiro lugar, com 124 pontos, errando apenas um prato dos 125 lançados. Já Lance Bade, prata em Winnipeg-99 (Canadá), ficou em segundo, com 122 pontos.

"Não esperava ganhar tanta coisa aqui em Santo Domingo. Meu desempenho foi acima de todas as expectativas. A competição foi muito desgastante, senti o calor mas isso não é desculpa. Dei uma relaxada no final e o americano me passou", disse.

Esta foi a terceira medalha que a delegação brasileira conquistou em dois dias de Pan. A ginástica artística masculina ganhou prata, enquanto que a equipe feminina de ginástica garantiu o bronze.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.