Polêmica

Lista da Wada vazada por hackers tem nome de Rafael Nadal

Ele teria usado betametasona, e em 2012, corticotropina, ambos para uso terapêutico.

Gazeta Esportiva

Atualizada em 27/03/2022 às 11h29
(Divulgação)

SÃO PAULO - Nesta segunda-feira, foi revelada uma nova lista com nomes de atletas que supostamente teriam utilizado substâncias proibidas por doping e que foram acobertados pela Wada, a Agência Mundial Antidoping. Entre os nomes na relação, estaria o do tenista espanhol Rafael Nadal. O documento foi divulgado pelo mesmo grupo de hackers russos que já havia invadido o sistema da entidade nas últimas semanas.

As informações na lista vazada acusam para o uso de substâncias feitas por Nadal e que seriam ilegais segundo as normas de antidoping. Em 2009, o tenista teria usado betametasona, e em 2012, corticotropina, ambos para uso terapêutico.

Outro atleta na relação que teria feito uso de substâncias irregulares é o velocista Mo Farah, do Reino Unido, que teria recebido autorização para usar triancinolona. Na última semana, também foi revelado que a ginasta Simone Biles já fez uso de substância proibida pelo Código Mundial Antidopagem.

A acusação do grupo de hackers que vem invadindo os sistemas da Wada para vazar os documentos é de que o órgão escondeu do público os usos ilícitos por parte de diversos atletas de substâncias de acusam doping. A entidade chegou a pedir apoio do governo russo para lidar com os criminosos virtuais.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.