Série D

Presidente do Moto Club fala sobre planejamento para a Quarta Divisão

Hans Nina respondeu dúvidas dos motenses no programa <i>Bola na Rede</i>, da <b>Mirante AM</b>.

Gustavo Arruda / Imirante Esporte

Atualizada em 27/03/2022 às 11h32
Hans Nina, presidente do Moto Club, falou sobre a temporada do clube e a expectativa para a Série D.
Hans Nina, presidente do Moto Club, falou sobre a temporada do clube e a expectativa para a Série D. (Gustavo Arruda / Imirante)

SÃO LUÍS - O presidente do Moto Club, Hans Nina, participou do programa Bola na Rede, da Mirante AM, na noite desta segunda-feira (30), e deu mais detalhes do planejamento do Papão para a disputa do Campeonato Brasileiro Série D. O mandatário rubro-negro falou, entre outros assuntos, da renovação com o goleiro Rodrigo Ramos, do atraso no início dos treinamentos para a Quarta Divisão, da contratação de novos atletas e da utilização do Nhozinho Santos na competição nacional.

Hans Nina também deu mais detalhes sobre o planejamento financeiro do Moto Club, não só para esta temporada, mas para os próximos anos. De acordo com o presidente do Papão, o clube precisa se reestruturar fora de campo para voltar a se destacar nacionalmente e não passar por momentos complicados, como os dois rebaixamentos em 2009 e 2012.

“O torcedor pode ficar tranquilo que a gente vai subir, mas dentro de uma realidade em que não vai comprometer o clube. Vários clubes chegaram à Série A, mas no ano seguinte já caíram e foram parar na Série D, porque fizeram isso na pressa e depois desceram de uma vez. Estamos trabalhando para chegar na Série A em 2020 com um alicerce forte”, disse Hans.

Confira os principais tópicos da entrevista do presidente do Moto:

Torcida

“Quando estamos na direção de um clube, temos que deixar a paixão de lado as vezes e utilizar a razão. Depois da estreia no Estadual, se a gente fosse botar tudo o que a gente ouviu em prática, teria que montar outro time, pois diziam que nada prestava e precisava mudar, mas as vezes temos que ter cautela, pesar as situações. Trocamos algumas peças durante a campanha, alguns chegaram, outros saíram, e fomos campeões”

Manutenção da base

“Do time titular, seis já renovaram com a gente, mais da metade (Wanderson, Diego Renan, Chico Bala, Felipe Dias, Curuca e Gabriel), além de Dudu, Kléo, Igor e Paulo Victor. Precisamos de reforços, é claro, vamos conversar com todos os atletas do Estadual. O projeto inicial era ser campeão maranhense. Conseguimos. O Brasileiro é outro projeto, o orçamento é outro, isso tudo a gente tem que pensar”

Rodrigo Ramos

“Conversei algumas vezes com o Rodrigo, a renovação dele passa por uma questão salarial. Ele não é mercenário, claro que todo jogador se valoriza. Ele já tem um salário muito bom, pediu um reajuste que não é absurdo, mas a gente tem um orçamento para trabalhar. É uma negociação difícil, não posso empenhar o maior volume de dinheiro em uma posição e comprometer outras. Não é muito fora da realidade, mas não posso pensar só no Rodrigo, tenho que pensar em 30 jogadores, na comissão técnica. Ele é um excelente profissional, foi importantíssimo no título estadual, mas a permanência passa pelo setor financeiro. Da nossa parte, não está descartado”

Atraso no planejamento da Série D

“Tivemos um prejuízo porque teve um atraso no Campeonato Maranhense, só foi acabar 20 dias depois, mesmo com o título antecipado do Moto. O Maranhão já está treinando porque saiu do campeonato antes, o Moto foi o último a começar o planejamento porque foi campeão. A gente está tendo que correr contra o tempo, mas não pode se afobar”

Finanças

“Vamos fazer a prestação de conta do Estadual. Ainda não é um número certo, mas a gente gastou em torno de 800 mil reais no Estadual, um valor que não se levanta da noite para o dia. Agora é outro orçamento. Alguns clubes costumam diminuir o orçamento para a Série D, porque não tem cota de TV, só a CBF que paga passagem e hospedagem. Conseguimos honrar todos os meses de salário, mas ainda falta pagar esses dias extras de maio e a questão da premiação, que conversamos anteriormente com os jogadores”

Reforços

“Estamos atrás de peças para o ataque, devemos apresentar novidades, talvez já nesta terça-feira. Também estamos atrás de um meia-armador. Precisamos de reforços para a lateral também, mas a prioridade é o meio-campo e o ataque”

Marcos Paulo

“Não chegamos a conversar sobre renovação, pois ele já tinha propostas (acertou transferência para o Bragantino), mas acontece. Ele sempre foi muito correto com a gente”

Austeridade

“O Moto já passou por alguns momentos muito difíceis, caiu em divisões nacionais, teve dois rebaixamentos de Estadual e ainda tem um acúmulo de dívidas muito grande, são R$ 2 milhões só com a União. Aderimos ao Profut, vamos fazer prestação de conta, toda essa reestruturação está sendo feita com cautela. Eu disse que a gente ia ser campeão em maio, tinha essa convicção porque trabalhamos muito para isso, e hoje eu digo que a gente vai subir para a Série C, mas dentro de uma realidade. Não podemos cometer loucuras e fazer acúmulos de dívidas. Estamos procurando sanar essas dívidas trabalhistas e ter equilíbrio financeiro, para poder crescer em um ritmo melhor e pensar em contratações mais caras”

Luis Fernando

“Infelizmente, ele ainda tem uma punição de cinco jogos a ser cumprida, pela expulsão na Copa do Nordeste em 2014. Já recebemos o comunicado da CBF e vamos fazer o pedido para tentar converter parte dessa punição em cestas básicas. Até comentei com ele: “não é qualquer time que vai te contratar para competição nacional”. Estamos contratando porque acreditamos nele”

Nhozinho Santos

“Espero que o Nhozinho Santos esteja bem, devo fazer uma visita por lá nesta semana. Algumas pessoas que estiveram por lá disseram que o gramado está em uma situação bem complicada, por isso vamos conversar com a promotora Lítia Cavalcanti. Como o primeiro jogo em casa é só no dia 19, a gente está com uma esperança grande. Espero que a gente consiga jogar lá, seria essencial. O Castelão tem um gasto muito grande e a pressão da torcida é bem maior no Nhozinho”

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.