Série B

América-MG vence no Castelão e encerra série invicta do Sampaio

O Tricolor não teve uma tarde feliz e perdeu uma invencibilidade de 11 jogos.

Gustavo Arruda / Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 11h39
(Biaman Prado / O Estado)

SÃO LUÍS – Depois de 11 jogos, o Sampaio Corrêa sofreu a sua primeira derrota como mandante no Campeonato Brasileiro Série B. Na tarde desta terça-feira (8), em pleno aniversário de 403 anos de São Luís, o América Mineiro deu um verdadeiro “presente de grego” aos tricolores: com uma boa marcação e controlando a pressão dos mandantes, o Coelho venceu por 2 a 0, em confronto válido pela 24ª rodada da competição nacional e disputado no Estádio Castelão.

Mesmo jogando fora de casa e vivendo o seu pior momento na Série B, o América Mineiro não se intimidou com as dificuldades: com velocidade nos contragolpes e uma atuação impecável do setor defensivo, o Coelho foi superior na primeira etapa e conseguiu o primeiro gol nos acréscimos, com o volante Rodrigo Souza. No segundo tempo, o América-MG aproveitou a expulsão do lateral Léo Rodrigues e definiu o placar aos 37 minutos, com Richarlison.

Com a derrota no Castelão, o Sampaio permanece com 39 pontos e na terceira colocação, mas pode deixar o G-4 no encerramento da rodada, já que Vitória e Bahia ainda podem subir na classificação da Segundona. O América Mineiro, por sua vez, se recuperou na tabela e chegou aos 38 pontos, próximo da zona de acesso.

Para se recuperar do tropeço em casa, o Sampaio Corrêa conta, mais uma vez, com o apoio da torcida: neste sábado (12), às 16h30, a Bolívia Querida receberá o Ceará, que está na zona de rebaixamento. O duelo, que será disputado no Estádio Castelão, terá transmissão minuto a minuto e cobertura completa do Imirante Esporte. No mesmo dia e horário, o América Mineiro encara o Náutico, no Estádio Independência.

O jogo

Incentivado pela sua torcida, que compareceu em bom número ao Castelão, o Sampaio Corrêa tentou pressionar o América Mineiro desde os primeiros minutos, mas o Coelho entrou em campo disposto a controlar as iniciativas do Tricolor: com uma formação mais combativa, com três zagueiros e dois volantes, os americanos não davam espaço ao ataque do Sampaio, que lutava, mas não ameaçava o goleiro João Ricardo. Bem na defesa, o América teve a primeira grande chance do jogo: aos 14 minutos, Anderson Conceição aproveitou o bate-rebate após cobrança de falta e chutou forte, mas por cima do gol.

Sem conseguir pressionar e sofrendo para manter a posse de bola, o Sampaio Corrêa só chegou com perigo aos 18 minutos: após cobrança de escanteio de Nadson, Diones se antecipou aos defensores do América e desviou de cabeça, em lance que passou perto do gol de João Ricardo. O Coelho, mais tranquilo em campo, tentava se impor, mas também não conseguia abrir o placar: Raul aos 22 minutos, arriscou de longe, mas Rodrigo estava bem posicionado e fez uma grande defesa.

Enquanto o Sampaio Corrêa apostava em jogadas individuais, o América Mineiro seguia com boas oportunidades no ataque: aos 37 minutos, Tony arriscou de fora da área e Rodrigo encaixou, enquanto Marcelo Toscano, pouco depois, também chutou de longe, mas para fora. Aos 41, Walber avançou e invadiu a área, mas a finalização do lateral americano encontrou as mãos de Rodrigo, que jogou para longe. Pimentinha, no minuto seguinte, respondeu pelo Sampaio, em chute colocado que passou longe do gol, mas o América teve sua pressão recompensada: aos 46 minutos, após grande jogada de Richarlison, Rodrigo Souza se antecipou aos zagueiros tricolores e tocou para o fundo das redes.

Com um a mais, América confirma a vitória

Com o prejuízo do primeiro tempo, o Sampaio Corrêa tentou, logo de cara, o empate diante do América Mineiro. Aos cinco minutos, após cobrança de falta, a bola passou pela grande área e Plínio tentou desviar para o gol, mas a defesa americana afastou o perigo. Depois do susto inicial, o Coelho voltou a equilibrar as ações e retardou o jogo em alguns momentos, o que resultou em vaias da torcida tricolor no Castelão.

Satisfeito com o resultado e confiando na atuação de sua defesa, o América Mineiro investia nos contragolpes, principalmente com Richarlison, mas o Sampaio Corrêa conseguia se segurar. O Tricolor, por sua vez, esboçava uma pressão: aos 26 minutos, Dê aproveitou a sobra na entrada da área e arriscou, mas para fora. As chances do Sampaio, porém, diminuíram pouco depois, após expulsão do lateral Léo Rodrigues.

Com um a menos, o Sampaio Corrêa não teve mais forças para pressionar o América Mineiro, que apenas administrou a situação favorável e ameaçou quando foi possível. Alisson, aos 36 minutos, quase deixou a sua marca, mas o Coelho não demorou a ampliar o marcador: Richarlison, aos 37 minutos, recebeu cruzamento de Tony e chutou no canto direito de Rodrigo, decretando a vitória americana e o fim da longa invencibilidade do Sampaio.

FICHA TÉCNICA

SAMPAIO CORRÊA: Rodrigo; Daniel Damião (Léo Rodrigues), Plínio, Luiz Otávio e Willian Simões (Raí); Dê, Diones, Nadson e Válber; Pimentinha (Edgar) e Jheimy. T: Léo Condé

AMÉRICA-MG: João Ricardo; Anderson Conceição, Wesley Matos e Alison; Walber, Leandro Guerreiro, Rodrigo Souza (Henrique Santos), Tony e Raul (Guilherme Xavier); Richarlison e Marcelo Toscano. T: Givanildo Oliveira

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.