Futebol

Recuperado de câncer, Ederson volta aos treinos no Flamengo

O meio-campista está curado de um tumor no testículo e já pode fazer atividades físicas.

Imirante Esporte, com informações do CR Flamengo

Atualizada em 27/03/2022 às 11h20
(Gilvan de Souza / CR Flamengo)

RIO DE JANEIRO - Após período de ausência do Flamengo para tratar de um tumor no testículo, o meia Ederson voltou às atividades no Ninho do Urubu visando o recondicionamento físico para juntar-se aos demais atletas nos treinamentos. A veloz recuperação fez com que o atleta retornasse antes do prazo estipulado, com a confirmação de estar 100% livre do tumor.

Em fase de recuperando de uma lesão no joelho, exames de rotina apontaram o aumento hormonal significativo no atleta, que despertaram a suspeita nos médicos do clube. Novas avaliações apontaram o diagnóstico em julho de 2017. Além das cirurgias para a retirada do tumor, vinte e uma sessões de quimioterapia marcaram o processo o tratamento. Sessões de fisioterapia respiratória, com objetivo de amenizar os efeitos da quimioterapia, decretaram o fim da batalha vencida por Ederson.

No retorno às atividades, o jogador de 32 anos realizou trabalhos físicos e técnicos de readaptação. Comandado pelo preparador Roberto Oliveira, exercícios de força foram executados no Centro de Excelência em Performance do Flamengo (CEP FLA), seguidos de treino específico com bola no gramado do Campo 3 do Ninho do Urubu.

Demais atletas participaram de treinos técnico e tático no Campo 4, visando a semifinal da Taça Guanabara. Ao término do treinamento, Everton Ribeiro compareceu à Sala de Imprensa Victorino Chermont, onde concedeu entrevista coletiva. O camisa 7 expressou a alegria de todo o elenco com o retorno de Ederson, enaltecendo a maneira com a qual o meia lidou com os momentos de adversidade.

"Foi uma surpresa muito boa. O encontrei quando cheguei ao vestiário e conversamos. Ele deu a noticia que estava voltando e todos ficaram extremamente felizes. Ele é um vencedor e está voltando a fazer o que ama", comentou.

Segundo Everton, a lição que fica vai além das quatro linhas. "A maior virtude dele nesse momento foi encarar com alegria. Independentemente da situação, sempre esteve otimista e não quis ver ninguém triste por tudo o que estava acontecendo. Se tem uma lição sobre tudo isso, é a de que você tem que ser forte, se manter positivo. Com certeza ele irá incentivar muitas pessoas com a história de vida dele. É um guerreiro, que agora está de novo treinando conosco", celebrou Everton.

Na manhã dessa sexta-feira (09), a preparação rubro-negra para o clássico diante do Botafogo chegou ao fim no CT. A partida, que será disputada no estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, e terá bola rolando a partir das 16h30, definirá o adversário do Boavista na decisão da Taça Guanabara.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.