Em Codó

Pedidos de salário-maternidade superam aposentadorias

Por mês, são 450 pedidos por mês, em média. A maioria é de trabalhadoras da zona rural.

Imirante, com informações da TV Mirante

Atualizada em 27/03/2022 às 12h54

CODÓ - O salário-maternidade é o benefício previdenciário mais solicitado, em Codó. Por mês, são mais de 400 requerimentos. A maioria é de trabalhadoras da zona rural.

Veja, ao lado, na reportagem de Acélio Trindade e Cândido Sousa.

Se a mulher trabalha com a carteira assinada, é empregada doméstica ou faz parte da categoria dos segurados especiais (lavradores), tem direito, a partir do oitavo mês de gestação, ao salário-maternidade. Depois que a criança nasce, a prova para o pedido é a certidão de nascimento. Quando aprovado, a mulher recebe o benefício durante quatro meses.

Dos benefícios previdenciários, salário-maternidade é o mais requerido na agência da Previdência Social de Codó. Nem o número de pedidos de aposentadoria chaga a ser superior. São, em média, 450 pedidos por mês. Na maioria, feito por trabalhadoras rurais. E quem já recebeu o benefício, sempre volta.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.