Política

Michel Temer: "estamos trabalhando para tirar o Brasil da crise"

O presidente interino concedeu entrevista ao jornal americano The Washington Post.

Imirante, com informações do Portal Planalto

Atualizada em 27/03/2022 às 11h31
Michel Temer afirma que o governo interino está trabalhando intensa e rapidamente para tirar o país da crise.
Michel Temer afirma que o governo interino está trabalhando intensa e rapidamente para tirar o país da crise. (André Borges / Agência Brasília)

BRASÍLIA - Em entrevista ao jornal americano The Washington Post, o presidente interino Michel Temer destacou as principais medidas desenvolvidas neste primeiro mês de governo. “Estamos trabalhando muito, intensa e rapidamente, para tirar o país de uma crise profunda que ele se encontra”, afirmou.

Temer destacou que, para o reequilíbrio das contas públicas, o governo está focado na redução das despesas e não no aumento de impostos. “A nossa primeira intenção é cortar os gastos públicos e, se possível, não aumentar os tributos, ou não criar tributos. Nós não vamos cogitar impostos agora”, esclareceu.

O presidente interino citou a apresentação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC), que estabelece um teto para os gastos públicos; a reforma ministerial, que diminuiu nove pastas, e o corte de 4,2 mil cargos de livre nomeação, além de 10.200 funções comissionadas. Temer apontou ainda que estão sendo feitos estudos para uma grande Reforma da Previdência Social, sendo a fixação de um limite de idade para aposentadoria um dos pontos centrais.

Ao ser questionado se as medidas não seriam impopulares, o presidente demonstrou que o anseio da população é que o governo tome medidas que permitam a retomada do crescimento econômico. Isso permitirá a redução do desemprego, que hoje afeta mais de 10 milhões de brasileiros.

Jogos Olímpicos

Falando sobre a realização dos Jogos Rio 2016, Temer ressaltou que realizou pelo menos três reuniões durante sua gestão para garantir que todo apoio necessário seja dado pelo governo federal para o bom andamento do evento. E que, mesmo com a crise financeira enfrentada pelo estado do Rio, não será problema, visto que o governo federal abriu um crédito especial para garantir a realização tranquila das Olimpíadas e Paralimpíadas.

“Está tudo muito bem equacionado, não haverá problema nenhum”, afirmou, sobre segurança pública. A respeito da preocupação de alguns atletas de esportes aquáticos quanto à qualidade da água, disse que visitou recentemente o Parque Olímpico no Rio de Janeiro onde se reuniu com os governos locais e com os comitês realizadores dos Jogos: “isso está sendo cuidado com muito carinho pela administração municipal”. Também tranquilizou atletas e turistas sobre o vírus Zika, informando que houve um combate muito adequado ao mosquito transmissor, o aedes aegypti.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.