São Luís – Nesta terça-feira, 29, é celebrado o Dia de São Pedro e, desde o ano passado, a tradição que reúne milhares de pessoas no Largo de São Pedro, na Madre Deus, está diferente em decorrência da pandemia do novo coronavírus. Mas, nem por isso, a festa deixou de ser feita. Com a capela do padroeiro em reforma, as celebrações acontecem na Casa Barrica.
Há, aproximadamente, dois meses, a imagem de São Pedro está na Avenida Rui Barbosa, mais precisamente na Casa Barrica, por causa de uma reforma que a capela está passando na sua infraestrutura. A capela de São Pedro faz parte da paróquia de São José e São Pantaleão. “Formada de quatro comunidades, São Pedro, Nossa Senhora das Graças, Nossa Senhora da Vitória e a matriz”, explicou Regina Soeiro, coordenadora geral da Igreja de São Pedro.
Programação
As celebrações começaram desde o último domingo, 27, com uma missa solene, ontem, 28, também foi realizada uma missa às 19h. Nesta terça-feira, 29, serão três celebrações, às 7h, 10h e às 16h missa solene, seguida de uma carreata em honra ao santo – que fará o papel da tradicional procissão e percorrerá pelas ruas da cidade.
A coordenadora geral da capela afirmou que, em relação aos cuidados sanitários para evitar o contágio pelo coronavírus, tudo foi planejado levando isso em consideração. “Tudo muito bem controlado, cadeiras o suficiente para que não fique tumultuado, além de agendamento”, frisou. Esse agendamento – que tem como objetivo evitar aglomerações –, pode ser feito pelas redes sociais da igreja (@igrejadesaopedromd) ou com a coordenação da capela.
Além das missas, a igreja está vendendo comidas típicas, no formato de drive-thru com retirada na Casa Barrica, entre as comidas, arroz Maria Izabel, vatapá, peixe frito, torta de camarão, entre outras.
Tradição
Antes da pandemia da Covid-19, o Largo de São Pedro reunia, anualmente, milhares de brincadeiras tradicionais, principalmente, grupos de Bumba Meu Boi, que faziam a virada do dia 28 para o dia 29 no local. Regina conta que a Igreja Católica tentou suprir, pelo menos, as celebrações eclesiásticas.
Continua após a publicidade..
“É um período de muita devoção, então, fazer somente as missas, as celebrações religiosas, você pode até prestar uma homenagem, mas sem que tenha a presença física, pode até acontecer, como aconteceu ano passado e, provavelmente, vai acontecer este ano”, afirmou. Ela está se referindo aos grupos que podem aparecer para “pagar promessas”.
O coordenador da Casa Barrica, José Hilton contou que o festejo de São Pedro é um dos mais requisitados na cidade. “As pessoas vêm, se ajoelham, fazem suas devoções, suas penitências, então, aglomeração a gente está tentando não ter, porque não pode. Podem até entrar, mas em fila, nós vamos organizar, entra e não demora muito tempo. Mas não existe a expectativa de que venham muitas brincadeiras”, esclareceu.
Fiéis
Claudiane Paulo, assistente social, há cinco anos paga uma promessa para São Pedro. “Eu sempre coloco um boizinho e venho colocar no altar”, destacou. Ela sai todos os anos da Belira e vai andando até a capela, mas esse ano se deparou com um local diferente.
“Antes eu ia na capela e deixava para acompanhar a procissão, mas como não está tendo, infelizmente, já são só dois anos que amarro o boizinho no altar”, disse.
SAIBA MAIS
São Pedro foi o primeiro Bispo de Roma, sendo por isso, considerado o primeiro Papa pela Igreja Católica. Este pescador tornou-se apóstolo e acompanhou todos os atos da vida de Jesus. O trabalho exercido antes de seguir o messias fez com que fosse considerado o santo dos pescadores. O dia 29 dedicado a ele. É nesse dia que se rouba o mastro de São João para marcar o fim das festas juninas.
Saiba Mais
- Sincretismo renovado e devoção a São Pedro: fé expressa contra o vírus
- Homenagens a São Pedro e São Marçal reinventadas pela pandemia
- São Pedro e São Paulo são festejados pela comunidade
- Confira belas imagens do Encontro de Bois na Festa de São Pedro
- No berço de pescadores, surge o costume das bênçãos a São Pedro
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.