Literatura

Papo entre jovens escritoras

Neste domingo, às 16h, na Livraria e Espaço Cultural Amei, três autoras maranhenses falam sobre suas trajetórias literárias; evento tem objetivo de mostrar a produção literáfia feminina recente em São Luís

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
Talita Guimarães participa do evento (Talita Guimarães)

Neste domingo, a partir das 16h, na Livraria e Espaço Cultural Amei (São Luís Shopping), acontece o bate-papo "O instante fugaz em que o trivial se torna crucial" com as escritoras Talita Guimarães, Fernanda Silva e Kamilla Veras comentando o fazer literário a partir das relações entre ilustração e poesia. A classificação é livre e a entrada gratuita.

O bate-papo parte da ilustração como ponto em comum para o exercício literário das três autoras, a conversa girará em torno da trajetória de cada uma na literatura: dos quadrinhos infantis que inspiraram Vila Tulipa (2007) às ilustrações para as crônicas de Recorte! (2015) de Talita Guimarães, passando pelas aquarelas de Kamilla Veras que ilustram as poesias de Quadro Negro (2019) de Fernanda Silva e o trabalho autoral de Veras como autora e ilustradora.

“A proposta é abrir um espaço de conversa para que possamos comentar nossos processos criativos e experiências colaborativas de uma perspectiva que mostre como nosso modo de fazer prosa, poesia e ilustração dialogam. E como a arte de cada uma fez com que nossos caminhos se cruzassem.”, explica Talita Guimarães, que assina o prefácio do livro de Fernanda Silva, que por sua vez foi ilustrado por Kamilla Veras.

Talita Guimarães é escritora, jornalista, mediadora de leitura, revisora e preparadora de textos. Ela escreve desde os 16 anos e estreou na literatura em 2007 com o premiado livro infantojuvenil Vila Tulipa. Nos anos seguintes lançou o livro de crônicas Recorte! (2015) e integrou a coletânea São Luís em Palavras (2017). É a idealizadora do projeto de circulação literária Literatura Mútua, que em 53 edições levou mais de 30 autores para conversas sobre leitura e escrita em espaços descentralizados de São Luís entre 2016 e 2019.

Fernanda Silva tem 27 anos, mora em Paço do Lumiar. Bióloga, escreve desde 2016, tendo iniciado na plataforma Watppad. Autora de “Uma xícara de café para incontáveis versos de amor” (2017) e “Quadro Negro” (2019). Integra as antologias “Frutos da Poesia” (2019), “Poesia Agora” (2019) e “Contos para um mundo melhor” (2019).

Já Kamilla Veras, tem 29 anos, é formada em Ciências Biológicas pela UFMA, desenha e pinta com técnicas de aquarela e tinta óleo desde a adolescência. Atualmente, trabalha como freelancer fazendo ilustrações. É admiradora do escritor J.R.R. Tolkien e apaixonada pelo gênero fantasia. Autora do livro infantil bilíngue “A Princesinha – Lar doce lar”, com ilustrações suas e de Arthur Tribuzi. Assina as aquarelas originais de “Quadro Negro” (2019) de Fernanda Silva.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.