Demanda decrescente

Busca por ferries no segundo turno deve cair 360%

Estimativa é da administração do Terminal da Ponta da Espera, de onde saem mais viagens

Thiago Bastos / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28
Fluxo é menor no segundo turno (ferry-boat)

O fluxo de passageiros que passarão pelo Terminal da Ponta da Espera para votar neste segundo turno das eleições deste ano no interior deverá apresentar uma queda de 360% em relação ao que foi registrado dias antes do primeiro turno (dia 7 deste mês). De acordo com dados da administração da zona de embarque e desembarque, a expectativa é de deslocamento de dias normais (e não de feriados) para os principais destinos do interior maranhense. A Capitania dos Portos do Maranhão também deverá fiscalizar as embarcações para evitar contratempos e garantir a segurança dos usuários.

Ainda segundo dados da administração do terminal, em dias normais, aproximadamente 3.500 pessoas deixam a capital e embarcam em um dos ferries. No primeiro turno deste ano – entre os dias 4 e 6 (véspera do pleito) –, passaram 20.223 pessoas pelo local de embarque de passageiros. De acordo com a Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), o saldo é considerado alto.

Por causa da baixa expectativa para o segundo turno, a Emap informou ainda que não será necessário – em um primeiro momento – mobilizar todo o corpo de funcionários. Segundo a Empresa, não deverá ser necessária a oferta de viagens extras. Segundo o gerente do Terminal da Ponta da Espera, Glauco Vaz, vários fatores são responsáveis para a queda no deslocamento de passageiros. “Primeiramente, o fato de que se trata de uma eleição apenas presidencial. Logo, sem a eleição local, cai o interesse do eleitor. Segundo pelo fato de que, como teremos no próximo dia dois de novembro, haverá o feriado prolongado de Finados. Então, a população está economizando para poder viajar neste período”, disse.

Mesmo com a expectativa baixa, a administração do terminal mobilizará para os dias 25, 26 e 27 deste mês equipes da Polícia Militar do Maranhão e da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT). O objetivo é evitar atos de violência e controlar possíveis engarrafamentos.

Fiscalização
A Capitania dos Portos do Maranhão, de acordo com a Emap, será responsável pela fiscalização das embarcações. Segundo o órgão marítimo, equipes estarão de prontidão nos dias que antecedem e na eleição, para evitar ocorrências graves.

Movimento embarque Terminal Ponta da Espera

Dia 4.10.18 – 3.591 passageiros
Dia 5.10.18 – 7.636 passageiros
Dia 6.10.18 (véspera do primeiro turno) – 8.996 passageiros

Total – 20.223 passageiros

Fonte: Emap

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.