Teatro

Memória da Balaiada sobre o palco

Peça “Negro Cosme In Urgência”, do grupo Cena Aberta, cumpre temporada amanhã e nos dias 5, 17 e 19 deste mês, no Centro Cultural Vale Maranhão, sempre às 19h, com entrada gratuita

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28
Cena do espetáculo “Negro Cosme In Urgência”, que será encenado no Centro Cultural Vale Maranhão (Cosme )

SÃO LUÍS -O espetáculo “Negro Cosme In Urgência”, do grupo Cena Aberta, inicia amanhã, às 19h, uma temporada de apresentações no Centro Cultural Vale Maranhão (CCVM). A montagem, com direção de Luiz Pazzini, é resultado de pesquisas sobre a memória da Balaiada, revolta popular que aconteceu no Maranhão entre 1838 e 1841. A peça volta a ser encenada ainda nos dias 5, 17 e 19 deste mês no mesmo horário e local. A entrada é gratuita.

“Negro Cosme In Urgência” faz parte do projeto de extensão Memória e Encenação em Movimento: ABC da Cultura Maranhense, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), que tem por objetivo pesquisar a memória material e imaterial da Balaiada com alunos em formação da Licenciatura em Teatro e História da UFMA e do Centro de Artes Cênicas do Maranhão (Cacem).

O diretor do espetáculo, Luiz Pazzini conta que o projeto iniciou em 2012, com participação pontual na 64ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), e seguiu suas atividades extensivas de formação continuada em programas de formação de professores em licenciaturas, alunos de escolas do município e estado, atores e interessados na arte teatral em geral.

Processo
Sobre a metodologia do processo criador, Pazzini explica que se trata de uma pesquisa dramatúrgica sobre a revolta da Balaiada. “A metodologia do processo criador está embasada no conceito de ‘trabalho em processo’, em que são apresentados fragmentos do texto ‘Caras Pretas’, de Igor Nascimento, e citações de enxertos intertextuais e cênicos de outras encenações, além de performances de minha autoria, o que caracteriza, em especial, esta encenação como um mosaico de todo o referencial teórico e cênico da pesquisa do grupo Cena Aberta”, pontua o diretor, cuja proposta da encenação está alicerçada na reflexão política sobre o mito do vencedor e do vencido, da historiografia oficial.

No caso específico, Pazzini leva ao palco a figura do Duque de Caxias (Patrono do Exército Brasileiro) e Negro Cosme (Imperador e Tutor das Liberdades Bentivis). Para tanto, a encenação utiliza recursos de aproximação e distanciamento na interpretação dos atores e nos outros elementos do espetáculo.

“Propomos ainda a ruptura do processo de protagonização e levamos ao palco um ator e uma atriz que interpretam Duque de Caxias e também um ator e uma triz que dão vida a Negro Cosme. Há ainda um coro que comenta, vivencia e realiza a reflexão com falas pontuais de Duque de Caxias e Negro Cosme. Há inda a figura do narrador encenador que contextualiza as cenas. Trata-se de um teatro experimental realizado em um ambiente acadêmico”, ressalta.

Luiz Pazzini explica ainda que optou pela limpeza na encenação de cenários, figurinos e adereços barrocos, focando no ator e sua expressividade. “Este experimento fecha um ciclo de pesquisa sobre as questões afrodescendentes no Maranhão. Estamos finalizando em 2018 este projeto de extensão, que tanto prazer e reflexão trouxe aos seus participantes e ao público, dado que enfrentamos grandes dificuldades de manutenção do mesmo, para que possa estimular a inserção do pesquisador de teatro em formação da Licenciatura em Teatro na UFMA”, observa Pazzini.

A temporada de “Negro Cosme In Urgência” inicia a programação do Ocupa do Centro Cultural Vale Maranhão 2018. “Na edição de 2018, ano Beleza Pura, em que celebramos a grandeza do negro na cultura, propusemos que a temática da negritude fosse considerada pelos interessados em participar. Dos 10 projetos selecionados, oito dialogam com essa proposta em diferentes linguagens”, afirma a diretora e curadora do CCVM, Paula Porta. l

Serviço

O quê

Espetáculo “Negro Cosme In Urgência”

Quando

Amanhã e dias 5, 17 e 19 deste mês, às 19h

Onde

Centro Cultural da Vale Maranhão – Praia Grande

Entrada gratuita

Ficha Técnica - “Negro Cosme In Urgência”

Elenco: Arison Robert, Bradock, Brena Maria, Carolina Almeida, Jaqueline Lince, Joás Coelho, Luiz Pazzini, Mykael Garcês, Thamyres Nascimento, Thallison Moreira, Ulisses Ferraz e Wês Alves.

Preparação Corporal: Ulisses Ferraz

Iluminação: Wagner Heineck

Participação Especial: Banda Cofo de Parafernália

Produção: Cena Aberta

Assistente de Direção: Ulisses Ferraz

Encenação geral, figurines e adereços: Luiz Pazzini

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.