Ao longo de 11 anos de história, a Unibalsas - Faculdade de Balsas formou 1.629 profissionais prontos para desempenharem com excelências suas atividades. Nesse período de atuação, a instituição foi muito além da sala de aula. O conhecimento gerado alcançou também público de fora do campus.
Os acadêmicos da Unibalsas não participam apenas de aulas e são estimulados a desenvolver a responsabilidade social, ambiental, a busca por ética e cidadania no dia a dia, desde as mais simples atitudes. O objetivo é incentivar os alunos fazerem a diferença na sociedade em que vivem.
A biblioteca, por exemplo, não está limitada ao espaço físico da Unibalsas. O acervo já foi levado para rodas de leituras nas praças da cidade, nas escolas públicas, em ações desenvolvidas pelos acadêmicos do curso de Pedagogia que levam também a brinquedoteca para atendimentos a crianças carentes.
Já o conhecimento dos alunos do curso de Agronegócio chegou a um projeto social da cidade, onde uma horta foi plantada e os alimentos cultivados são usados nas refeições servidas diariamente no Premevi, projeto social da diocese de Balsas.
Direito
A Casa do Direito, além de ser um núcleo de práticas jurídicas para os acadêmicos, atendendo pessoas de baixa renda resolvendo causas jurídicas gratuitamente. Já atendeu 8.500 pessoas que de alguma forma, seja por informação, direcionamento ou resolução judicial foram beneficiadas.
O Projeto de Encaminhamento Profissional (PEP) é a ponte entre nossos alunos e as empresas da cidade, conseguindo colocar no mercado de trabalho os alunos recém-formados e até mesmo os acadêmicos ainda durante o curso. Desde que foi criado no ano de 2016, mais de 150 alunos foram encaminhados.
Outra atividade que envolveu alunos e a comunidade foi o projeto Ação Solidária, com atendimentos nas mais variadas áreas, desde saúde, educação e beleza.
Há ainda o Unicultural, projeto que rompe as barreiras da Unibalsas e chega a crianças, adolescente e adultos da comunidade externa e trata sobre temas de relevância, como o povo indígena, o negro e a água. O projeto foi tão bem aceito que ganhou a versão itinerante e já visitou escolas públicas da cidade, levando o que é desenvolvido na Unibalsas para fazer parte da realidade de quem não está envolvido diretamente com a instituição.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.