O ex- deputado Ricardo Murad (PRP) lançou oficialmente sua pré-candidatura a governador e apresentou uma carta compromisso registrada em cartório que será a base para seu programa de governo a ser apresentado durante a campanha.
Antes do lançamento da pré-candidatura de Murad, a executiva estadual do PRP se reuniu para traçar o calendário do partido para as eleições de 2018. O pré-candidato visitará os municípios do estado para apresentar sua carta-compromisso e buscar apoio.
Logo depois, Ricardo Murad apresentou suas propostas iniciais para um eventual governo seu.
Se eleito, a gestão de Murad terá somente 10 secretarias que funcionarão todas no Palácio dos Leões, que deixará de ser residência oficial. Esses gestores prestarão contas diárias com o chefe do executivo para discutir cumprimento de metas.
A ideia de Ricardo é reduzir a burocracia para que os projetos possam seguir.
Fora a redução da máquina, a carta compromisso de Murad foca no desenvolvimento do estado com o fortalecimento do Porto do Itaqui por meio do programa "Itaqui 2018: Maranhão de portas abertas ao mundo". Segundo o ex- deputado, a vocação do estado é agropecuária e fortalecendo o porto contribuirá para atrair novos investimentos assim desenvolvendo o Maranhão.
E dentro desse programa, Murad tem a proposta de construir um ponte para ligar São Luís ao continente por meio da Baixada. Segundo o ex-secretário, serão 20 quilômetros que fortalecerá o estado por meio de investimentos que não podem ser implantados em São Luís devido ao meio ambiente.
A Saúde e Educação também têm destaque na carta compromisso apresentando por Murad. Segundo ele, convênios serão feitos com prefeituras para que escolas sejam construídas e hospitais também em uma ação conjunta com os municípios. Na educação, a ideia é garantir escolas aos estudantes tanto da educação infantil, quanto fundamental e também no ensino médio. As creches também fazem parte desse plano.
Na saúde, Ricardo Murad pretende ampliar o programa Saúde é Vida, implantado na gestão de Roseana Sarney (PMDB) quando ele foi secretário de Saúde.
Continua após a publicidade..
Mais
Ricardo Murad é o quinto pré-candidato para o governo do estado. Além dele, já anunciaram que vão disputar a sucessão do estadual o atual governador, Flávio Dino (PCdoB), a ex-governadora Roseana Sarney (PMDB), a ex- prefeitura de Lago da Pedra, Maura Jorge (Pode) e o senador Roberto Rocha (PSDB).
Murad critica atual governo
Pela carta compromisso de Ricardo Murad, ele estabelece como meta a nomeação para as secretarias de governo o mérito e não mais a "camaradagem", fazendo referência as indicações e nomeações do atual governo de Flávio Dino.
Nas críticas, Murad disse que uma gestão que busque resultados precisa ser composto por técnicos que conheça a área que irá gerir.
"O mérito irá substituir a çamaradagem’, e a competência, a ineficiência", afirma Murad.
Outra crítica do ex- deputado diz respeito à política de aliança com partidos que vem sendo feita pelo PCdoB de Flávio Dino. Quando questionado sobre os acordos a serem firmados com outros partidos para o pleito de 2018, Murad disse que não fará o tipo de aliança que está sendo feita pela
Atual gestão que faria o governo.
"Meu programa de governo é uma base. Podemos acrescentar boas ideias, mas não serão mudadas somente para satisfazer interesses partidários. Não faremos esse tipo de política que faz o atual gestor", disse Murad.
Saiba Mais
- Ricardo Murad vai disputar a Prefeitura de Coroatá pelo PSDB
- Ex-deputado Ricardo Murad filia-se ao PSDB
- TSE anula declaração de inelegibilidade de Ricardo Murad
- Justiça Federal ordena soltura de Ricardo Murad e ex-secretário deixa sede da PF
- Ricardo Murad classifica de "promíscua" relação de Dino com empresa
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Política