SÃO LUÍS - Pergunte para uma mulher as coisas que ela detesta que as pessoas façam ou falem pelo simples fato de ela ser mulher e você ouvirá uma lista de pequenas “gentilezas” ou “verdades” ou “normas de conduta” que são apenas irritantes. No Dia Internacional da Mulher, O Estadoma.com perguntou: o que as pessoas falam ou fazem só por você ser mulher que tira você do sério?
O campeão da lista é, com certeza, o trânsito. Quase todas as mulheres já passaram por algum tipo de situação, enquanto estavam dirigindo, relacionada ao seu gênero, como ouvir a seguinte frase: “só podia ser mulher mesmo”. Mas nem sempre o machismo vem tão declarado assim. Às vezes é uma atitude disfarçada de gentileza. “Uma vez, parei o carro para calibrar os pneus. Aí, tinha uns caras parados no posto e um deles perguntou: não quer que eu calibre, porque mulher não sabe calibrar pneu. Eu respondi que não precisava porque eu sei calibrar pneu muito bem. Isso é muito irritante”, conta Cíntia Araújo, coordenadora do Imirante”.
Outra situação que também tira as mulheres do sério é quando elogiam o homem que “ajuda” nas tarefas de casa ou quando criticam o fato de ele cozinhar ou limpar a casa. “Detesto quando acham um absurdo quando o marido cozinha e limpa a casa. Como se isso fosse única e exclusivamente função da mulher. Ou então quando dizem que a mulher está irritada porque está na TPM", aponta Bruna Castelo Branco, editora do Alternativo, do Jornal O Estado do Maranhão.
Veja outros depoimentos:
“Odeio quando criticam a mulher que bebe ou fala palavrão, além daquele clássico de achar que mulher não sabe dirigir”
Thamirys D’Eça, editora de O Estadoma.com
“Quando passam cantada barata e acham que a mulher sempre está disponível por pura visão machista”
Ironara Pestana, editora do Jornal O Estado do Maranhão
“Quando você pede para te ensinarem a fazer algo e, ao invés de te ensinarem, fazem por ti. Além de outras frases que a gente ouve como ‘uma mulher só será completa se casar e tiver filhos’ ou ‘você tem que se dar o respeito!!’”
Paula Boueri, editora do Jornal O Estado do Maranhão
“Odeio quando me dizem que eu enfeito o lugar. Rapaz, eu não sou bibelô”
Ana Paula Ramos, universitária
“Quando alguém diz que todas essas datas (Dia Internacional da Mulher) e todas essas lutas são inúteis, besteira, porque assim as mulheres acabam se inferiorizando”
Carla Melo, repórter do Jornal O Estado do Maranhão
“Quando alguém diz que tem sorte em me ter. Não sou prêmio, muito menos propriedade de ninguém”
Dalva Rêgo, repórter da TV Mirante
“Ainda não casou????? Como se fosse aberração querer ser solteira”
Sílvia Moscoso, editora do Jornal O Estado do Maranhãoa
“Quando perguntam ‘seu marido está? Precisamos resolver uma situação’. Aí eu respondo ‘pode ser comigo mesma, eu respondo pela empresa/família’. Mas acham que eu não sou capaz por ser mulher”
Karen Pizarro, empresária e personal trainer
“A maneira que me olham quando digo que consegui algo e pensam logo ‘o que ela fez para conseguir isso? Deu para o cara certo, com certeza”
Pétala Monteiro, universitária e militante política
“Nossa, tantas coisas – e, por isso, um exercício diário de não absorver o ódio! Lá vai: no trânsito ‘tinha que ser mulher’; ‘pelo menos ele faz isso’; e, no topo da lista, ‘homem é assim mesmo’. A naturalização do machismo é o fim!”
Andreia Barbosa, relações públicas
“Uma coisa que me irrita, e que eu escutei outro dia, foi que o comportamento do homem depende da mulher com quem ele está. Aí eu não me segurei e perguntei: ‘a mulher, além de cuidar do caráter dela, tem que cuidar até do caráter do homem? Ele que tem de cuidar de si mesmo’”
Talitha Magalhães, servidora pública estadual
“Quando falam que agora as mulheres querem disputar com os homens, querem ter as mesmas atitudes.. e que isso não é conquistar espaço, é disputa. Dá raiva!”
Lúcia Lacerda, consultora de vendas
“Quando fica uma plateia de homens quando a gente vai fazer baliza ou querendo dar palpite nas coisas de carro, como se eu não fizesse ideia do que eu estou falando”
Carol Lemos, economista e servidora pública do Estado
“Uma das coisas que mais me irrita é em relação ao trânsito. Tipo: tinha que ser mulher. Quando a maioria das barbeiragens quem faz é homem”
Mieko Wada, repórter da TV Mirante
“Quando falam que fazer atividades domésticas é coisa de mulher. Tem que se desconstruir isso”
Juliana Lobo, jornalista e pesquisadora
“Essa eu escuto demais porque tenho hábito de usar roupas consideradas curtas: ‘que bom que o seu marido não é ciumento, né? Assim você PODE usar esses shorts”
Samira Domingues, personal trainer
“Quando dizem que o pai/marido tem que me ajudar. Não é ajuda, é ser responsável e fazer a sua parte”
Deborah Ferreira, relações públicas
"’Deixa tudo organizado, tu és a mulher da sala’.. mas não sou babá de marmanjo”
Talyssa Soares, relações públicas e assistente de marketing
Saiba Mais
- Museu de Artes Sacras cria exposição virtual em homenagem ao Dia da Mulher
- Mulheres ganham cada vez mais espaço no setor de logística
- PGE palestra que abordará papel da poetisa Maria Firmina dos Reis
- Mulheres ganham menos que homens em todos os cargos de liderança
- A incerteza e o medo da violência em cada esquina da cidade
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.