Eletricidade x água

Cemar alerta para riscos de acidentes

No período de chuvas, aumenta o número de casos e empresa quer reduzir ocorrências

Atualizada em 11/10/2022 às 12h41

A Companhia Energética do Maranhão (Cemar) alerta para cuidados que populações do interior do estado devem ter no período de chuvas. A meta da empresa é reduzir o número de acidentes com energia elétrica e salvar vidas. Além de gastos evitáveis se todos seguirem a orientação.

O período chuvoso já chegou e durante esses dias a atenção precisa ser redobrada, já que os riscos de acidentes com energia elétrica aumentam. Afinal, água e energia elétrica não combinam. A Cemar está em campanha de conscientização.

Uma das principais atitudes que os consumidores de energia elétrica devem tomar quando a chuva se transformar em tempestade com raios é retirar das tomadas equipamentos eletroeletrônicos, como televisão, som, computador e outros. Ao desligar esses aparelhos utilizar calçado seco com solado isolante (borracha).

A Cemar orienta o consumidor a nunca tentar podar árvores próximas à rede elétrica. “Só um profissional habilitado pode realizar esse serviço. Para solicitar uma poda de árvore, basta ligar para o número 116”, diz nota da empresa. Outro alerta da Companhia Energética do Maranhão é para não entrar em uma subestação para recuperar algo, como bola ou papagaio. “Na subestação há equipamentos de tensão elevadíssima, que podem matar”, adverte a empresa.

Este alerta vale para condutores de veículos, quando estiverem em estradas: “Se algum cabo cair enquanto estiver no trânsito, permaneça em seu veículo, pois os pneus são ótimos isoladores e dentro do carro você estará a salvo até a chegada do socorro”.

Atenção

Conforme orientação da Cemar, as instalações elétricas das moradias, especialmente em áreas de risco, devem ser mantidas em perfeitas condições de uso e os moradores devem ter atenção, principalmente, ao aterramento do sistema e condições de isolamento dos cabos e, principalmente, ao contato com estas instalações durante alagamentos.

“Mantenha a manutenção de suas instalações elétricas internas em dia (devem ser realizadas no máximo de cinco em cinco anos) com profissional devidamente habilitado. A ordem é não fazer improvisos”, adverte a companhia.

“Recomendamos que a instalação seja desligada no seu disjuntor sempre que a água atinja nível que possa entrar em contato com tomadas ou outras partes energizadas. Todas as partes metálicas que possam se energizar acidentalmente devem ser aterradas”, alerta a empresa.

“Jamais manuseie equipamentos elétricos com o corpo molhado ou em contato com água para evitar choque elétrico”, diz nota da Cemar. Outra advertência feita pela Cemar para períodos de chuva é quanto a crianças e animais domésticos, que devem ser mantidos longe das instalações elétricas.

Mais

Eletricidade é para quem conhece

Para a Companhia Energética do Maranhão (Cemar), eletricidade é coisa séria. Prevenção é sempre a melhor atitude. Para mais informações entre em contato com a Central de Atendimento 116 ou siga a Cemar nas redes sociais, Twitter @CEMAR_MA, e no facebook www.facebook.com/cemar116.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.