Congresso

Revitalização de bibliotecas no MA será tema do principal congresso bibliotecário internacional

Gestão, revitalização e entrega de bibliotecas públicas será tema da apresentação brasileira na edição 2021 do Congresso Mundial de Biblioteca e Informação The International Federation of Library Associations and Institutions

Atualizada em 11/10/2022 às 12h15
Congresso internacional de biblioteca terá exemplo de gestão do Maranhão (biblioteca MA)

A experiência do Maranhão com a gestão, revitalização e entrega de bibliotecas públicas será tema da apresentação brasileira na edição 2021 do Congresso Mundial de Biblioteca e Informação da IFLA (The International Federation of Library Associations and Institutions ou Federação Internacional de Associações e Instituições de Bibliotecas, na tradução da sigla para o português). O evento será realizado no próximo mês e poderá ser acompanhado pela internet.

Principal evento internacional do segmento bibliotecário, neste ano o Congresso Mundial de Biblioteca e Informação será pontuado pelo lançamento da versão atualizada do Manifesto das Bibliotecas Públicas da IFLA/UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), documento que completou 26 anos no ano passado, como referência para o desenvolvimento das bibliotecas públicas em todo o mundo.

Durante o Congresso Mundial da IFLA, o Brasil falará sobre o cumprimento do Maranhão ao Manifesto, por meio das ações do Governo do Estado em prol das bibliotecas públicas.

Continua após a publicidade..

De acordo com Aline Nascimento, diretora da Biblioteca Pública Benedito Leite (BPBL), instituição que coordena o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Maranhão (SEBP-MA), o Governo do Maranhão, por meio das Secretarias de Estado da Educação (Seduc) e Cultura (Secma), já revitalizou mais de 60 bibliotecas que integram a Rede Estadual dos Faróis do Saber.

Segundo a gestora, além da obra de reforma, os equipamentos são entregues com acessibilidade, acervo novo e plural e capacitação técnica das equipes de bibliotecários, em cumprimento ao que preconiza o Manifesto das Bibliotecas Públicas da IFLA/UNESCO de 1994.

“Vamos apresentar as bibliotecas públicas que o Maranhão está abrindo. Foram 63 bibliotecas públicas abertas. Esse trabalho em prol das bibliotecas públicas, como o estado que mais abre bibliotecas públicas no Brasil, é a experiência que a gente vai apresentar lá. Estamos cumprindo o que diz o manifesto da UNESCO, que é o maior documento para as bibliotecas públicas e todas as bibliotecas e governos devem seguir”, frisou Aline Nascimento.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.