Turismo

Evento na UFMA debate a tiquira como um produto inovador

Empresária, que produz a bebida no interior do Maranhão e exporta para vários hotéis de luxo no Rio Janeiro, fará palestra para estudantes da universidade

OESTADOMA.COM

Atualizada em 11/10/2022 às 12h47
A tiquira é uma bebida alcoólica artesanal de forte teor alcoólico (TIQUIRA )

São Luís - Acontecerá, nesta quarta-feira(13), às 8h30, no Auditório do bloco E do Centro de Ciências Sociais da UFMA, a palestra “Da raiz da terra para o mundo: a Tiquira como produto inovador”, que será ministrada pela empresária Margot Stinglwagner, para promover a reativação do projeto “Quarta Científica” do Núcleo de Pesquisa e Documentação em Turismo (Npdtur UFMA). O evento tem como objetivo favorecer a troca de conhecimentos entre profissionais do mercado de turismo, hospitalidade, lazer e os acadêmicos, mostrando esse viés do empreendedorismo no turismo. As Inscrições são gratuitas e abertas a estudantes de todos os cursos da UFMA.

A professora Mônica Araújo, chefe do Departamento de Turismo e Hotelaria, diz que a ideia da palestra é fazer com que os alunos possam ouvir e aprender com as experiências de empreendedorismo na área de turismo, como a da empresária Margot, proprietária da Tiquira Brasil, que é de outro estado e visualizou aqui uma grande oportunidade de negócio.

“Ela veio para o Maranhão com um objetivo diferente e, ao conhecer a bebida, mudou seus planos. Investiu e hoje tem uma fábrica em Sangue - Santo Amaro/MA, que exporta Tiquira Guaaja para muitos hotéis de luxo no Rio de Janeiro. Essa será só a primeira palestrante. A cada mês promoveremos uma Quarta Cientifica trazendo novos empreendedores, intensificando assim o diálogo entre a academia e o mercado de trabalho”, explica a professora.

A tiquira é uma bebida alcoólica artesanal, de forte teor alcoólico e geralmente de cor roxa, é obtida através da destilação artesanal da mandioca fermentada (não industrializada), sendo encontrada comumente nos mercados de produtos regionais no Maranhão, Piauí e Ceará.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.