Tradição

Festa de São Marçal deve reunir mais de 300 mil no João Paulo

Tradicional encontro de grupos de bumba-boi, hoje, conta com segurança de mais de 200 policiais e a avenida que leva o nome do santo está interditada até as 18h

Atualizada em 11/10/2022 às 12h47
Avenida São Marçal, no João Paulo, tem trânsito interditado hoje para tradicional encontro de bumba bois (Avenida São Marçal)

Hoje, Dia de São Marçal, a festa vai ser no bairro João Paulo. Será a 89ª edição do encontro que reúne, na avenida que leva o nome do santo, os brincantes e admiradores do bumba meu boi, que vão reverenciá-lo. Este ano, mais de 20 grupos são esperados no encontro, que marca o encerramento dos festejos juninos em São Luís. A estimativa é de que 300 mil pessoas participem da festança, que começou na madrugada e se estende até as 18h. O comércio não funciona hoje no bairro.
A avenida terá o trânsito interditado na área da feira e no Monte Castelo, além de todas as transversais que cortam a via. Na praça onde há a imagem do santo, dois palanques serão dispostos: um deles para organização do evento e a apresentação dos grupos e o outro destinado a idosos e portadores de necessidades especiais com 60 cadeiras.
Para garantir a segurança, serão destacados mais de 200 policiais para o João Paulo. O efetivo total se revezará durante o dia em viaturas, motos, companhias a pé e conjuntos de cavalaria. Segundo o coronel Pedro Ribeiro, do Comando de Policiamento da Área Metropolitana I (CPAM I), os grupos poderão se apresentar na via ate as 18h.

História
O primeiro encontro de bois no João Paulo data da década de 1920, quando os batalhões do Sítio do Apicum, o Boi do Lugar dos Índios, do povoado de São José dos Índios, em Ribamar, e, segundo populares, o Boi da Maioba se reuniram no espaço onde hoje é a Praça Ivar Saldanha, sob o pedido de José Pacífico de Moraes, comerciante, apreciador da cultura popular, que resolveu reproduzir, em seu bairro, um encontro que já ocorria desde 1924, todo dia 29, em honra a São Pedro, na então Vila do Anil.
O encontro se repetiu todos os anos até 1949, quando foi para o Monte Castelo, mas ficou lá somente um ano. Depois, foi para o Bairro de Fátima e rodou por outros bairros até retornar ao João Paulo, em 1959. Somente nos anos 1980 a festa tomou a forma que tem hoje. Em 2006, a Prefeitura de São Luís, depois de ter sancionado a lei que alterou o nome da Avenida João Pessoa para São Marçal, atribuiu à Festa de São Marçal, através da lei Nº 4626 de 14 de julho, o título de bem cultural e imaterial, transformando a data no Dia Municipal do Brincante de Bumba Meu Boi.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.