BACABAL - As forças de segurança anunciaram, na tarde desta quinta-feira (22), o redirecionamento das buscas por Ágatha Isabelly, de 6 anos, e Allan Michael, de 4, que estão desaparecidos no município de Bacabal, no interior do Maranhão. As informações foram repassadas durante uma coletiva de imprensa realizada com autoridades estaduais e municipais.
Participaram da coletiva o secretário de Estado da Segurança Pública, Maurício Martins, o prefeito de Bacabal, Roberto Costa, o capitão dos Portos do Maranhão, Ademar Augusto Simões Júnior e o Tenente-coronel João Carlos Duque, comandante do 24º Batalhão de Infantaria de Selva (24º BIS). Segundo os porta-vozes, os trabalhos passam a contar com grupos especializados em atividades rurais, incluindo rastreadores.
Autoridades falam sobre buscas por crianças desaparecidas em Bacabal
O secretário Maurício Martins pediu cautela à população e reforçou que comentários sem embasamento podem atrapalhar as investigações. Segundo ele, uma comissão formada por delegados de São Luís, em conjunto com a delegada titular da Delegacia de Bacabal, atua para apurar todos os detalhes levantados ao longo das buscas.
As operações continuam sem prazo para encerrar. Além das áreas já vasculhadas, as forças de segurança vão intensificar diligências da Polícia Civil em novos pontos indicados durante a investigação.
Inquérito policial com mais de 200 laudas
Ainda segundo Maurício Martins, o inquérito policial instaurado desde o início do caso já ultrapassa 200 páginas, reunindo depoimentos, laudos e relatórios das equipes envolvidas.
Envolvimento dos pais das crianças desaparecidas
Questionado se os pais da criança podem ter envolvimento com o desaparecimento, após comentários que vêm sendo levantados nas redes socais, o secretário esclareceu que mesmo que os pais voltem a depor, não significa, necessariamente, que estejam sendo tratados como suspeitos.
“Nós trabalhamos de forma profissional e, portanto, quero que a sociedade entenda que aquelas pessoas que são chamadas para depor, ou explicar qualquer situação, nem sempre são apontadas como envolvidas no caso, elas foram chamadas apenas para esclarecer determinados pontos porque os delegados assim entenderam conveniente”, afirmou o delegado Maurício Martins.
Menino de oito anos participa de buscas por primos desaparecidos em Bacabal
Com autorização da Justiça do Maranhão, o menino de 8 anos, primo de Ágatha Isabelly, de 6 anos, e de Allan Michael, de 4, participou das buscas pelas duas crianças, que estão desaparecidas há quase 20 dias no Maranhão.
Acompanhado por policiais e por equipes da rede de proteção à infância, o menino indicou os últimos trajetos que percorreu com os primos até o momento em que foi encontrado. Segundo as autoridades, ele confirmou as informações que já havia prestado à Polícia Civil e aos psicólogos responsáveis pelo acompanhamento do caso.
Ponto de apoio em área já vasculhada é desmontado
Com a nova fase de buscas pelas crianças desaparecidas em Bacabal, a base de apoio montada na comunidade começou a ser desmontada, pois a área já foi completamente vasculhada.
Buscas por crianças desaparecidas conta com com side scan sonar e equipe da Marinha
As operações no Rio Mearim foram intensificadas com ações aquáticas e subaquáticas. Para isso, está sendo utilizado o side scan sonar, equipamento que permite o mapeamento detalhado do fundo do rio, mesmo em águas turvas. Paralelamente, as buscas continuam na mata.
Leia também:
Avó conta como percebeu o desaparecimento dos netos em Bacabal
Polícia ouve pescadores e mantém buscas por irmãos desaparecidos em Bacabal
Tentativa de chegar a pé de maracujá marcou trajeto de crianças desaparecidas
Marinha reforça buscas por irmãos desaparecidos em Bacabal com sonar subaquático
Side Scan Sonar: veja como funciona o equipamento usado nas buscas
Os militares utilizam equipamentos como o side scan sonar, tecnologia capaz de gerar imagens do fundo de rios e lagos. As buscas também avançam pelo Rio Mearim e por um lago da região, com apoio de lancha voadeira e motoaquática.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.