Ameaças

Oficializado pedido de expulsão de Edson Araújo do PSB

Requerimento do deputado federal Duarte Júnior foi protocolado na quarta-feira, 5, na Executiva Estadual do partido; Duarte afirma que foi ameaçado por Araújo durante conversa em aplicativo de mensagens.

Carla Lima/Ipolítica

Atualizada em 06/11/2025 às 10h07
Duarte Júnior apresentou requerimento pedindo a expulsão de Edson Araújo do PSB após supostas ameaças (Divulgação)

SÃO LUÍS - O deputado Duarte Júnior entrou com pedido de expulsão do deputado estadual Edson Araújo junto a Executiva Estadual do PSB, partido dos dois parlamentares. O motivo é a suposta ameaça que Araújo teria feito a Duarte em conversas por um aplicativo depois que o deputado federal citou o nome de Edson em depoimento do presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Pesca e Aquicultura, Abraão Lincoln Ferreira.

Confira o pedido aqui.

Segundo a representação de Duarte Júnior, as ameaças feitas por Edson Araújo configuram infração de ética segundo código do partido. Por isso, ele pede a instauração de um processo disciplinar e, após apuração, a expulsão do deputado estadual.

“O comportamento do representado configura violação direta e inequívoca aos deveres éticos e disciplinares estabelecidos pelo Código de Ética e pelo Estatuto do Partido Socialista Brasileiro (PSB). Nos termos do art. 6º, incisos IV, VI e VII do Código de Ética, é dever do filiado: “velar pela independência, pela unidade e pelo prestígio do PSB”; “comportar-se com urbanidade, lealdade e fraternidade no relacionamento com os companheiros”; e “exercer com decoro e responsabilidade os cargos de direção partidária, mandato ou qualquer função pública'”, diz trecho da representação.

O pedido foi feito ainda na noite da quarta-feira, 5, após Duarte registrar boletim de ocorrência na Polícia Legislativa da Câmara dos Deputados. Ele acusa Edson Araújo de o ameaçar e diz temer por ele e sua família. Além do boletim de ocorrência, o parlamentar pediu ao presidente da Casa, deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) escolta para si e sua família também.

A confusão entre os dois membros do PSB teve início ainda na sessão da segunda-feira, 3, da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS quando Duarte Júnior, que é vice-presidente, citou o nome de Edson Araújo durante depoimento de Abraão Lincoln Ferreira.

Duarte questionou sobre recursos transferidos da conta da Confederação nacional presidida por Lincoln e que tem Edson Araújo como vice-presidente para a conta do próprio deputado estadual do Maranhão.

O processo de investigação por quebra de decoro será definido pela direção estadual do PSB por Edson Araújo ser deputado estadual. 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.