Destaques

Tubarões na Praia do Calhau, prefeito mata policial e igreja católica furtada... veja o resumo da semana

Saiba o que foi destaque no Imirante na semana de 6 de julho a 12 de julho.

Imirante.com

Tubarões na Praia do Calhau, prefeito mata policial e igreja católica furtada... veja o resumo da semana. (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

SÃO LUÍS – Veja o resumo das principais notícias mostradas aqui no Imirante.com ao longo da última semana, de 6 de julho a 12 de julho.

Clique aqui para seguir o canal do Imirante no WhatsApp

Domingo (6)

A Justiça Federal negou o pedido de multa feito pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), contra a historiadora e transexual Tertuliana Lustosa, que realizou uma performance erótica durante um evento acadêmico dentro da instituição.

No dia 17 de outubro de 2024, Tertuliana fez uma participação em um seminário da instituição. Em determinado momento da palestra, ela se levanta e canta uma de suas músicas, “Educando com o C*”, e em seguida mostra os glúteos para a plateia. Após a performance, a própria historiadora divulgou o vídeo nas redes sociais e o caso viralizou.

Após o episódio, a UFMA classificou o caso como “um ato isolado”, mas disse que houve prejuízos sociais e de imagem à instituição. Por isso foi pedido à Justiça, de forma provisória, que Tertuliana fosse obrigada a pagar uma multa diária de R$ 5 mil, caso continue a usar o nome e a imagem da instituição de forma indevida, já que a historiadora possui conta no Privacy e estaria divulgando conteúdo adulto na plataforma, além dos vídeos que posta nas redes sociais.

Segunda-feira (7)

Um patrulhamento aéreo realizado pelo Centro Tático Aéreo (CTA) evitou um possível incidente com banhistas na tarde desse domingo (6), na Praia do Calhau, em São Luís. Durante uma operação preventiva, os tripulantes da aeronave avistaram três tubarões se aproximando de banhistas que estavam no local.

Ao identificar os tubarões, a equipe do CTA realizou uma manobra de aproximação e, por meio de comunicação direta, conseguiu alertar os banhistas, que saíram da água em segurança. Segundo a equipe, a presença da aeronave sobre os animais também contribuiu para que eles se afastassem, nadando em direção ao fundo do mar.

Vídeos que circulam nas redes sociais mostram o momento em que é possível identificar a movimentação dos tubarões no mar.

Terça-feira (8)

 João Vitor Xavier (PDT), prefeito de Igarapé Grande que assumiu ter matado tiros o policial militar Geidson Thiago da Silva, formalizou um pedido de licença do cargo à Câmara Municipal de Vereadores. Segundo ele, o pedido de afastamento é para 'tratamentos psiquiátricos'. A Polícia Civil do Maranhão pediu a prisão preventiva dele.

O afastamento é pelo período de 125 dias, que poderá e ser interrompido com seu retorno a qualquer momento. No documento, o prefeito alega que está "profundamente abalado (...), circunstância que demanda cuidados médicos específicos, sobretudo por ser um paciente bariátrico", disse.

Leia também:

Prefeito de Igarapé Grande é suspeito de matar policial militar em vaquejada

Prefeito de Igarapé Grande tirará licença de 6 meses do mandato

Em depoimento, prefeito de Igarapé Grande afirma que não tem posse de arma e agiu em legítima defesa; leia a íntegra

Na prática, o ato de pedir licença também poderia manter o prefeito no cargo durante as investigações, se ele não for cassado pela Câmara. Atualmente, o prefeito responde pelo crime em liberdade, já que ainda não há um mandado de prisão preventiva ou temporária. Na última segunda (7), após estar sendo procurado pela polícia, João se apresentou espontaneamente na Delegacia de Presidente Dutra, prestou depoimento, e foi liberado.

Quarta-feira (9)

Um idoso, de 75 anos, morreu ao cair de bicicleta na BR-316, no município de Alto Alegre do Maranhão, por volta das 19h15 dessa terça-feira (8). O acidente aconteceu no km 397, trecho sem iluminação.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal do Maranhão (PRF-MA), o idoso que conduzia uma bicicleta verde, trafegava no sentido crescente da BR-316, perto da rotatória, entroncamento com a BR-135, quando perdeu o controle do veículo, se desequilibrou e caiu batendo a cabeça no asfalto. Ele não resistiu e veio a óbito.

Quinta-feira (10)

Um jovem de 21 anos, identificado como Marlyson Belfort, morreu em um acidente registrado por volta das 23h50 dessa quarta-feira (9), na MA-203, no bairro Araçagi. Segundo relatos de testemunhas, a vítima participava de um encontro informal entre motociclistas conhecido como “rolezinho”.

Motociclista perdeu o controle do veículo e morreu, na MA-203, no Araçagi. (Foto: reprodução / Instagram)

Ainda de acordo com os relatos, no momento em que retornava para casa o jovem teria perdido o controle da moto em que estava e acabou colidindo contra um poste. Com o impacto da colisão, o corpo da vítima ficou partido ao meio.

De acordo com informações da Polícia Militar do Maranhão (PMMA), uma guarnição foi acionada para atender à ocorrência e, ao chegar ao local, constatou a morte da vítima. Logo em seguida, equipes do Instituto de Criminalística (Icrim) e do Instituto Médico Legal (IML) realizaram os procedimentos periciais e a remoção do corpo.

Sexta-feira (11)

Criminosos invadiram e furtaram equipamentos da Igreja Central da Paróquia de São Francisco, localizada no município de Bom Jardim, no Maranhão. O crime aconteceu na madrugada de quinta (10) para sexta-feira (11).

Segundo informações da direção da paróquia, os criminosos entraram no templo religioso pelos fundos, após arrombarem a entrada do salão paroquial. Durante a ação, armários e gavetas foram revirados, e o local ficou completamente bagunçado.

Entre os objetos levados estão uma mesa de som, microfones, cabos e outros equipamentos utilizados nas celebrações religiosas e eventos promovidos pela comunidade católica. A Polícia Militar foi acionada logo após a constatação do crime e iniciou diligências na região para tentar identificar e prender os autores do arrombamento. Até o momento, ninguém foi preso.

Sábado (12)

Uma colisão envolvendo um ônibus e um veículo de carga deixou um homem morto e mais cinco pessoas feridas no km 7,6 da BR-135, no retorno do Maracanã, em São Luís, nessa sexta-feira (11). O acidente ocorreu por volta das 20h30min envolvendo um ônibus com placas de Tocantins e um caminhão de placas do Rio Grande Do Sul.

Acidente no retorno do Maracanã deixa um morto e cinco feridos em São Luís. (Foto: Divulgação/PRF)

Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal, o ônibus seguia no sentido decrescente (interior / capital), quando foi surpreendido pela carreta que tentou cruzar a pista, sendo colidida transversalmente pelo ônibus. O cobrador do ônibus, um homem de 51 anos, morador de São Luís, morreu no local. Equipes da PRF, SAMU e Bombeiros participaram do atendimento do acidente e prestaram socorro às vítimas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.