
Edição histórica do CINASE: São Luís será palco do 50º encontro do setor elétrico brasileiro
Pela primeira vez em sua história, o Circuito Nacional do Setor Elétrico (CINASE) será realizado em São Luís, capital do Maranhão.
Pela primeira vez em sua história, o Circuito Nacional do Setor Elétrico (CINASE) será realizado em São Luís, capital do Maranhão. A 50ª edição do evento – considerada um marco para o setor elétrico brasileiro – acontecerá nos dias 7 e 8 de maio de 2025, no Multicenter SEBRAE. Reconhecido como o principal ponto de encontro técnico do setor elétrico nacional, o CINASE é organizado pelo Grupo O Setor Elétrico e reunirá profissionais, empresas, instituições e especialistas de todo o país em dois dias intensos de debates, exposições e networking. A realização inédita no estado reforça a crescente relevância do Maranhão no cenário energético brasileiro.
A edição conta com o apoio oficial do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Maranhão (CREA-MA), que assegurou gratuidade na inscrição para todos os profissionais registrados e ativos no Conselho. O evento é voltado a toda a cadeia produtiva da energia elétrica do Maranhão e região, promovendo palestras técnicas, painéis temáticos e discussões sobre políticas públicas, regulamentações e inovações tecnológicas que estão moldando o futuro do setor elétrico brasileiro.
A expectativa para esta edição histórica é reunir mais de 50 palestrantes, incluindo especialistas renomados, provedores de tecnologia, dirigentes de empresas, representantes institucionais e profissionais da engenharia elétrica. Além do conteúdo técnico de alto nível, o evento contará com uma feira de negócios com 23 expositores, entre fabricantes, distribuidores de materiais elétricos e prestadores de serviços, oferecendo um ambiente propício para atualização profissional, geração de negócios e fortalecimento de conexões estratégicas.
Criado em 2010, o CINASE já percorreu dezenas de cidades brasileiras, consolidando-se como uma das iniciativas mais relevantes do setor elétrico nacional. “Ao longo desses 15 anos, o CINASE percorreu o Brasil de norte a sul, de leste a oeste, sempre com o propósito de disseminar conhecimento técnico e impulsionar a transformação, o crescimento e a inovação no setor elétrico. Essa 50ª edição é um marco que celebra nossa trajetória e reafirma o compromisso de continuarmos promovendo debates qualificados e contribuindo para a evolução do setor”, destaca Adolfo Vaiser, diretor do Grupo O Setor Elétrico.
Nesta segunda edição de 2025, serão debatidos temas estratégicos e emergentes, como segurança cibernética em sistemas elétricos, redes inteligentes, transição energética, o panorama de investimentos em energia eólica e solar no Maranhão, redes subterrâneas de média tensão, além de iniciativas em desenvolvimento tecnológico aplicadas a subestações AT/MT e redes de distribuição. Esses conteúdos serão apresentados e discutidos por profissionais de excelência técnica e executivos das principais empresas e instituições do setor, responsáveis por influenciar decisões e moldar o futuro da energia no Brasil.
A edição de São Luís conta com o apoio de importantes instituições e empresas do estado, como a Associação Brasileira de Engenheiros Eletricistas - Maranhão (ABEE-MA), CREA-MA, Equatorial Energia Maranhão, Eletro Transol Distribuidora, Vale – Unidade Maranhão, FIEMA/SENAI, IFMA, UFMA, SEDEPE, Clube da Engenharia do Maranhão, entre outras entidades representativas da engenharia elétrica maranhense.
Na véspera do evento, no dia 6 de maio, será realizada a cerimônia do Prêmio O Setor Elétrico, criado em 2018 para reconhecer e dar visibilidade a projetos e iniciativas que contribuam para a segurança, inovação e qualidade na engenharia elétrica. A premiação, realizada tradicionalmente antes de cada edição do CINASE, contempla cinco categorias: Inovação Tecnológica, Instalações Elétricas, Projeto Luminotécnico, Pesquisa & Desenvolvimento e Energias Renováveis. No Maranhão, a solenidade também será marcada por homenagens a profissionais e personalidades locais que se destacam no segmento.
Além da edição maranhense, o CINASE 2025 terá outras paradas ao longo do ano. Depois de São Luís, o circuito segue para Belo Horizonte/MG (6 e 7 de agosto), Cuiabá/MT (1 e 2 de outubro) e, por fim, Florianópolis/SC (11 e 12 de novembro). A primeira edição do ano foi realizada em Porto Alegre/RS, nos dias 11 e 12 de março, consolidando a abrangência nacional do projeto.
Saiba Mais
As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Notícias