BRASÍLIA - O ex-presidente José Sarney afirmou na manhã deste sábado (15) que os recentes episódios envolvendo um plano de golpe de Estado no Brasil foram “extremamente danosos” e rejeitados pela população e por todas as classes sociais.
A declaração ocorreu na Praça dos Três Poderes, em Brasília, durante um evento que celebra os 40 anos da redemocratização do país.
“Acredito que esses acontecimentos foram extremamente prejudiciais e, ao mesmo tempo, repudiados pelo povo brasileiro e por todas as classes. Mas tivemos a certeza de que as instituições criadas por nós durante a transição se mostraram tão sólidas que resistiram a dois impeachments, a uma tentativa de ruptura do Estado de direito no dia 8 de janeiro e, agora, o Supremo Tribunal está livremente julgando aqueles que considerar culpados”, afirmou Sarney.
O evento no Panteão da Pátria tem como objetivo reconhecer o papel de figuras importantes na reconstrução da democracia, segundo os organizadores.
A data marca o dia em que José Sarney assumiu a presidência do Brasil em 1985, encerrando 21 anos de ditadura militar.
Continua após a publicidade..
Leia também: Há 40 anos, Brasil encerrava ditadura militar e caminhava para a redemocratização
A redemocratização do Brasil foi um processo gradual, iniciado no governo do general Ernesto Geisel (1974-1979) e continuado por João Figueiredo (1979-1985). A campanha "Diretas Já" marcou a luta popular pelo voto direto, mas, sem a aprovação da emenda Dante de Oliveira, a escolha do presidente ainda ocorreu pelo colégio eleitoral.
Em 1985, Tancredo Neves, candidato da oposição, venceu com apoio da Aliança Democrática, formada pelo MDB e dissidentes do regime. Sua eleição gerou expectativas de mudanças, mas a inflação elevada e sua morte antes da posse marcaram o início conturbado da Nova República.
Saiba Mais
- José Sarney recebe Comenda de Honra do Mérito Científico do Maranhão
- José Sarney é homenageado em evento de exaltação da Língua Portuguesa
- Academias de Letras do Maranhão e Minas homenageiam Sarney em sessão no Convento das Mercês
- Sarney será homenageado na AML pelos 35 anos de valorização da língua portuguesa
- José Sarney: 'o coração da democracia é o Parlamento'
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Notícias