Retrospectiva 2024

Agressão à equipe da TV Mirante, carro do milhão e título da Unesco para os Lençóis Maranhenses: como foi o mês de julho

Vários acontecimentos marcaram o ano de 2024; relembre como foi.

Imirante.com

SÃO LUÍS – O mês de Julho de 2024 teve acontecimentos marcantes que merecem ser revisitados. O Imirante.com relembra, abaixo, alguns dos principais fatos registrados em Julho. Veja:

Centenas de sardinhas mortas encontradas na Raposa e em São José de Ribamar

No dia 1º de julho, centenas de sardinhas mortas foram encontradas nas praias da Raposa e de São José de Ribamar. Os cardumes foram despejados pela maré ao longo da extensão das praias. 

Um caminhão precisou ser utilizado durante a operação de retirada.

Segundo a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema), a atividade conhecida como Pesca de Zangaria foi regulamentada pela Instrução Normativa do Ibama nº 39, de 2 de julho de 2004, em todo o litoral do Maranhão, incluindo as baías e reentrâncias. Relembre aqui

Mulher e idoso arrastados por carro durante assalto 

Uma mulher, identificada como Patrícia Castro, de 55 anos, e um idoso, de 84 anos, foram arrastados por alguns metros durante um assalto no bairro Planalto Anil, em São Luís.

Após ter sido vítima de um assalto, Patrícia caiu no chão enquanto tentava tirar seu pai de dentro do veículo da família.

Após ter sido vítima de um assalto, Patrícia caiu no chão enquanto tentava tirar seu pai de dentro do veículo da família. O idoso é diagnosticado com Alzheimer. Relembre aqui.

Prisão de casal suspeito de envolvimento na morte do empresário ‘Pacovan’

No dia 10 de julho, a Polícia Civil do Maranhão (PC-MA) prendeu um homem e uma mulher suspeitos de envolvimento com a execução do empresário Josival Cavalcanti da Silva, conhecido como 'Pacovan'. O empresário foi assassinado a tiros no dia 14 de junho deste ano, dentro de um posto de combustível, em Zé Doca, cidade a 302 km de São Luís.

Fernanda Costa e Francisco Heydyne do Nascimento, conhecido como “Cearense”. Foto: Reprodução/TV Mirante

Foram presos o madeireiro Francisco Heydyne do Nascimento, conhecido como “Cearense”, e a namorada dele, Fernanda Costa, que é ex-sócia de Pacovan. O casal foi preso em um hotel na avenida Litorânea, em São Luís, em cumprimento a um mandando de prisão temporária. A Superintendência de Homicídio e Proteção à Pessoa (SSP-MA) informou que o casal é suspeito de mandar matar Pacovan por causa de uma dívida. Relembre aqui.

Continua após a publicidade..

Equipe da TV Mirante é agredida durante reportagem

No dia 11 de julho, a equipe de reportagem da TV Mirante foi agredida durante uma entrada ao vivo no telejornal Bom dia Mirante

A repórter Nice Ribeiro relatava um acidente na avenida Jerônimo de Albuquerque, no bairro Cohafuma, quando um motorista com sinais de embriaguez tentou impedir o trabalho jornalístico.

Motorista se envolveu em acidente e agrediu repórteres da TV Mirante. (Foto: Nice Ribeiro/TV Mirante)

Como mostra o vídeo, o homem, identificado como Lucas Paraíba, pré-candidato a vereador em Raposa, tentou cobrir a câmera colocando a mão na frente do equipamento enquanto o repórter cinematográfico Luís de França tentava mostrar as imagens após o acidente. Relembre aqui

Lençóis Maranhenses foram reconhecidos como Patrimônio Natural da Humanidade

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses recebeu, no dia 26 de juhlo, o título de Patrimônio Natural da Humanidade, concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). A decisão do comitê que analisou 27 candidaturas ocorreu durante a 46ª Sessão do Comitê do Patrimônio Mundial em Nova Déli, na Índia. Relembre aqui.

Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses recebeu título de Patrimônio Natural da Humanidade. (Foto: divulgação)

Carro do Milhão

Mais de R$ 1 milhão em espécie foi encontrado no porta-malas de um veículo abandonado, no bairro Renascença, em São Luís, na tarde do dia 30 de julho. O carro foi localizado após uma denúncia à polícia, feita por moradores da região onde o carro estava.

Uma equipe da PM foi até o local e constatou a veracidade dos fatos. A polícia identificou o suposto dono do carro, que foi encontrado abandonado com mais de R$ 1 milhão dentro do porta-malas, no bairro Renascença, em São Luís. Segundo a Polícia Civil do Maranhão (PC-MA), ele é Carlos Augusto Diniz da Costa, que era funcionário comissionado da Prefeitura de São Luís, mas foi exonerado cargo, nesta quarta-feira (31), após o veículo ser encontrado com o dinheiro.

Carro com o dinheiro foi encontrado nesta terça-feira (30). (Foto: reprodução / redes sociais)

O prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD), exonerou o servidor Carlos Augusto Diniz da Costa, da Secretaria Municipal de Informação e Tecnologia (Semit) da Prefeitura de São Luís. O ato foi publicado em edição extra do Diário Oficial do Município (DOM).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.