Quinto Constitucional

TJ tem maioria por devolver lista sêxtupla à OAB-MA; veja votos

Pedido de vistas adia decisão final, mas 15 desembargadores já votaram com o relator.

Gilberto Léda/ipolítica

Atualizada em 09/11/2023 às 22h44
Plenário começou a julgar o caso nesta quarta-feira (Divulgação/TJMA)

SÃO LUÍS - O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) formou nesta quarta-feira (8) maioria a favor do voto do desembargador Paulo Velten, presidente da Corte, para devolver à Ordem dos Advogados do Maranhão (OAB-MA) a lista sêxtupla com candidatos ao cargo de desembargador pelo Quinto Constitucional.

O procedimento seria necessário, segundo o relator do caso, para a substituição do nome do advogado Flávio Costa que, de acordo com o voto majoritário, não tem os 10 anos necessários de atividade advocatícia para figurar a na lista.

Leia mais: Lista sêxtupla da OAB pode ter mais mudanças, diz desembargador

O julgamento do caso foi iniciado na manhã de hoje, mas ainda não concluído em virtude de um pedido de vistas da desembargadora Nelma Sarney. Apesar disso, 15 outros membros do TJMA decidiram antecipar seus votos e acompanhar o entendimento de Velten.

Maioria - O TJMA é atualmente formado por 33 desembargadores. Dois deles, contudo, estão afastados desde a semana passada: Antonio Bayma e Guerreiro Júnior.

Os desembargadores Luiz Gonzaga Almeida e Samuel Batista declararam-se impedidos de votar - o primeiro por ser parente da candidata Lorena Saboya; o segundo, por motivo de foro íntimo.

Já José Jorge Figueiredo dos Anjos absteve-se, em virtude de não poder votar em temas dessa natureza junto com o irmão, o desembargador José Joaquim Figueiredo dos Anjos, conforme resposta recente do CNJ a uma consulta do próprio Tribunal.

Os desembargadores Raimundo Barros e Marcelo Carvalho foram os únicos a votar contra o relator, mesmo antes do voto-vista de Nelma Sarney. 

Restam apresentar seus votos apenas 10 membros da Corte estadual. Se todos votarem contra o reenvio da lista, ainda assim haverá maioria a favor do relatório de Velten.

Veja a seguir como se posicionou cada um deles na sessão de hoje:

Votaram para devolver a lista e substituir Flávio Costa
Paulo Velten - relator
Raimundo Bogéa
Sebastião Bonfim
Sônia Amaral
Gervásio Santos
Ronaldo Maciel
Douglas Amorim
José Gonçalo
Josemar Lopes
José de Ribamar Castro
Vicente Castro
José Luiz Almeida
Froz Sobrinho
Lourival Serejo
Graça Duarte
Cleones Cunha

Decidiram aguardar o voto vista de Nelma Sarney
Francisca Galiza
Tyrone Silva
Angela Salazar
Ricardo Duailibe
Kleber Carvalho
José Joaquim Figueiredo
Jamil Gedeon
Jorge Rachid

Votaram contra o relator
Raimundo Barros
Marcelo Carvalho

Não participou da sessão, mas ainda pode votar
Antônio José Vieira

Não votarão
Antonio Bayma (afastado)
Guerreiro Júnior (afastado)
José Jorge Figueiredo (absteve-se)
Samuel Batista (impedido)
Luiz Gonzaga Almeida (impedido)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.