Análise

Quais alternativas para resolver o caos no sistema de transporte de SL?

Prefeitura de São Luís precisa achar uma saída para melhorar o sistema de transporte público e, assim, garantir o direito e ir e vir da população.

Carla Lima/Ipolítica

Eduardo Braide é o único, no momento, que pode resolver os problemas no sistema de transporte público (Paulo Soares / Grupo Mirante)

SÃO LUÍS - Que o sistema de transporte público de São Luís tem problemas graves, não é novidade! Veículos quebrados e, quase sempre, lotados porque a frota é reduzida e sem ar-condicionado. Estes são somente parte do caos que os usuários de ônibus precisam enfrentar praticamente todos os dias.

E tudo piora quando chega a greve, que deixa a cidade praticamente paralisada. E para complicar ainda mais, há um impasse entre a Prefeitura de São Luís, os empresários e os rodoviários. Mas como resolver os problemas?

As opções convergem para quebrar o monopólio das empresas que prestam serviço no transporte público. Não quebrar o contrato, inicialmente, mas criar alternativas que garantam o direito de ir e vir da população e, assim, a gestão municipal deixar de ser refém as empresas que dominam há anos o sistema de transporte.

Uma opção, por exemplo, é liberar a exploração do transporte alternativo. A Câmara Municipal de São Luís até aprovou um projeto de lei que garante que vans  e micro ônibus sejam legalizadas para realizar o serviço, no entanto, nunca foi sancionada porque o prefeito Eduardo Braide (PSD) diz ser inconstitucional.

Mas se é inconstitucional por partir da Câmara, o próprio prefeito poderia enviar uma mensagem com a proposta para legalizar este tipo de transporte. Uma empresa pública também seria uma opção.

Na gestão de Tadeu Palácio em São Luís, a Prefeitura colocou nas ruas os “fresquinhos”, que eram micro ônibus com cadeiras confortáveis e ar condicionado que fazia linha para vários bairros na capital.

Se existem opções, agora é necessário ação. E isto deve partir da Prefeitura, que é a responsável, constitucionalmente, pelo transporte público em São Luís.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.