Câmara

Câmara derruba vetos de Braide ao Plano Diretor de SL

Vereadores apreciaram 18 vetos do prefeito de São Luís ao projeto aprovado no mês passado.

Gilberto Léda/ipolítica

Atualizada em 24/04/2023 às 17h58
Vereadores derrubaram vetos por unanimidade (Fabricio Cunha / Agência Câmara)

SÃO LUÍS - A Câmara Municipal derrubou nesta segunda-feira (24) os 18 vetos do prefeito Eduardo Braide (PSD) ao novo Plano Diretor de São Luís.

A sessão extraordinária para análise do assunto ocorreu no fim da manhã. Os 26 vereadores presentes em plenário votaram a favor da derrubada.

O projeto de lei que atualizou o plano diretor (trata da regra urbanística), tramitou com algumas alterações em relação à norma vigente. 

Continua após a publicidade..

O dispositivo anterior contava com 168 artigos, enquanto a regra que passa a vigorar conta com 208 artigos. Além disso, 19 artigos foram excluídos; 86 artigos permaneceram sem alteração; 63 artigos alterados e/ou atualizados; e 59 artigos incluídos + atualização de tabelas e mapas.

A aprovação do novo texto do Plano Diretor ocorreu em dois turnos e foi repassado ao Executivo Municipal em 22 de março. O prefeito sancionou a Lei nº 7.122, em 12 de abril, durante solenidade na sede da Prefeitura de São Luís. Já a mensagem com os 18 vetos ao texto, só foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM) dois dias após a lei ter sido sancionada.

O Plano Diretor de São Luís tinha vigência até 2016. Por ser uma lei de aplicação em longo prazo, a própria norma urbanística prevê uma revisão a cada 10 anos. Em tramitação desde 2019, por recomendação do Ministério Público, após polêmicas provocadas principalmente pela proposta de redução da zona rural, no início de 2020 o projeto foi devolvido ao Executivo Municipal para ajustes.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.