COLUNA

Estado Maior
Notas sobre a política local, regional e nacional.
Estado Maior

Fufuca e Duarte comporão a CPMI do 8 de janeiro no Congresso

Os dois deputados federais do Maranhão já foram indicados por seus partidos para fazer parte da comissão que deve ser instalada ainda esta semana em Brasília.

Ipolítica

CPMI do 8 de janeiro deve ser instalada esta semana no Congresso Nacional (Marcelo Camargo / Agência Brasil)

SÃO LUÍS - A semana deverá ser movimentada em Brasília devido a primeira sessão do Congresso Nacional. Nela será lido o requerimento para criação da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de janeiro. E para esta comissão, dois maranhenses estão com os nomes confirmados: os deputados André Fufuca (PP) e Duarte Júnior (PSB).

No caso de Fufuca, ele além de compor a comissão deverá ser o relator. Pelo que apurou a coluna, o deputado maranhense tem o voto dos nove líderes do bloco que o PP faz parte para ficar com a relatoria da CPMI, que deve ser indicada por este bloco parlamentar que tem ainda outros partidos como PDT, União Brasil e PSB.

O parlamentar maranhense, no entanto, ainda não bateu o martelo na questão. Motivo: ainda não está definido o movimento do governo nesta comissão e dependendo do que ocorrer, Fufuca - que é líder do PP e vem negociando com o governo uma possível aliança - pode “entrar em uma bola dividida”.

Diferente do colega de parlamento, o deputado Duarte Júnior vai compor a CPMI com a missão já definida. Ele agirá a favor do governo. 

O socialista tem a confiança de seu partido e também vem sendo visto como um aliado muito próximo e de confiança do ministro da Justiça, Flávio Dino (PSB).

A CPMI deve ter 15 deputados e 15 senadores em sua composição, destes, por enquanto somente estes dois maranhenses estão confirmados.

Possibilidades

Outros maranhenses podem fazer parte da comissão de investigação. Da Câmara, Rubens Júnior (PT) é uma possibilidade.

Do Senado, o maranhense Weverton Rocha (PDT) também pode ser um membro da CPMI.

Tanto um quanto outro terão a missão de levar a investigação para o lado do governo.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.