COLUNA
Estado Maior
Notas sobre a política local, regional e nacional.
Estado Maior

Eliziane Gama se distancia do Palácio dos Leões

Depois de ser até secretária de estado do governo Brandão por curto período, senadora do PSD diz a aliados que foi "escanteada" pelos palacianos.

Ipolítica

Eliziane Gama sabe das dificuldades de conseguir a reeleição (Jefferson Rudy/Agência Senado)

SÃO LUÍS - A senadora Eliziane Gama (PSD) não esteve na reunião do governador Carlos Brandão (sem partido) com os representantes de partidos da base governista que ocorreu na última terça-feira, 27. Isso demonstra de uma vez por todas que ela se distanciou do grupo palaciano e o motivo disto é explicado por visões diferentes de cada lado.

Aos aliados, a senadora tem dito que percebeu há certo tempo que o Palácio dos Leões não daria o espaço para ela na chapa majoritária. E o distanciamento, ainda segundo a visão dos aliados da parlamentar, não se deu somente nestas articulações políticas. Do ponto de vista da gestão, o governo cortou a verba que disponibilizava para a senadora realizar a sua “Caravana da Cidadania”. 

Esse corte, por sinal, pode ser o motivador para Eliziane Gama se posicionar publicamente contra o Palácio dos Leões.

Por parte dos palacianos, a justificativa para o distanciamento é a de que a senadora, em entrevista que concedeu, falou de apoio ao prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD), para o governo e escanteou o escolhido do Leões, Orleans Brandão (MDB). Logo, os governistas entenderam que Gama não caminharia para o projeto palaciano.

Seja o motivo que gerou o distancimento e, no futuro bem próximo, o rompimento, Eliziane Gama sabe das dificuldades que enfrenta para conseguir ser candidata a reeleição. A chapa dos sonhos dela é com Braide encabeçando e com o apoio do PT.

Só que ela também sabe dos problemas para esse sonho se realizar. O primeiro é que o próprio Eduardo Braide não a quer na chapa. Mas ela tem a vantagem de ter o apoio do presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab. O segundo depende de muitas variáveis incluindo a posição do PSD nacional em relação a disputa pela Presidência da República.

Enfim, o terreno não é bom para Eliziane Gama cultivar o sonho de uma reeleição. 


As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.